Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

APÓS DIA DE FORTE CALOR,CHUVA DEIXA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM ESTADO DE ATENÇÃO.


  • Na Baixada Fluminense, o Rio Pavuna está em alerta máximo
  • No Rio, bairros das zonas Norte e Oeste são os mais atingidos

Raios atingem a cidade do Rio no início da noite desta segunda Foto: Foto do leitor Marcos Estrella / Eu-Repórter
Raios atingem a cidade do Rio no início da noite desta segunda Foto do leitor Marcos Estrella / Eu-Repórter
RIO — Depois de um dia de calor com máxima de 38,5 graus e sensação térmica de 49 graus, a cidade do Rio entrou em estágio de atenção devido a pancadas de chuva. Na Baixada Fluminense, o Rio Pavuna, que corta a cidade de São João de Meriti, está em alerta máximo. Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), isso significa que o nível atingiu 80% do nível de transbordamento. Por volta de 20h30m, chovia forte na região dos rios Sarapuí, em Mesquita, e no Capivari, que atravessa os municípios de Duque de Caxias. Em uma hora, o acumulado de chuva chegou a 42,4mm no primeiro e 40,4 no segundo, diz o Inea.
Por volta de 20h, chovia forte em Anchieta, que acumulava 10,8mm de água em uma hora, e na Grota Funda, com acúmulo de 10,6mm de água no mesmo intervalo. Também havia chuva moderada em Irajá, com acúmulo de 3,8mm em uma hora e em Madureira, com 5mm em igual período. Por volta das 22h, o temporal perdeu força, mas ainda havia registro de chuva forte na Barrinha e Riocentro, na Zona Oeste, e moderada no Grajaú, Ilha do Governador, Penha e outros 11 pontos da cidade, segundo a prefeitura.A mudança para o estado de atenção na cidade do Rio ocorreu primeiro para a Bacia da Baía da Guanabara, às 19h45m, mas logo foi estendida para as bacias da Baía de Sepetiba, Jacarepaguá e Zona Sul, abrangendo, assim, todas as regiões da cidade. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, núcleos de chuva que se deslocaram da Baixada Fluminense em direção ao município, atingindo, principalmente, os bairros das zonas Norte e Oeste. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a chance de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Devido à chuva, bolsões d'água se formaram na Avenida Martin Luther King Jr., altura da Estrada do Barro Vermelho, em Colégio, na Zona Norte da cidade. O mesmo também aconteceu na Avenida dos Italianos, altura da Rua dos Topázios, em Rocha Miranda, também na Zona Norte, e na Avenida Ayrton Senna, na altura do Cebolão e da loja Etna, sentido orla, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Ainda na Barra, motoristas que trafegavam pela Avenida das Américas também encontraram pontos com água acumulada, sentido Recreio dos Bandeirantes, na altura do Extra.
De acordo com o Inea, no mesmo horário, chovia também em Petrópolis e Bom Jardim, na Região Serrana; Macaé e Laje do Muriaé, no Norte Fluminense; Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana; e Miguel Pereira, no Centro Sul Fluminense, onde o acumulado de chuva em uma hora chegava a 19,6mm entre 20h e 21h. Em Petrópolis, todos os rios estão em estado de atenção. O mesmo vale para os outros rios da Baixada, além dos rios Colubandê, em São Gonçalo, e Engenhoca, em Niterói. Em Bom Jesus do Itabapoana, o Rio Itabapoana segue em alerta máximo.
Santos Dumont opera por instrumentos
O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, opera por meio de instrumentos desde 20h45m, por conta das chuvas que atingem a cidade na noite desta segunda-feira. Já o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, opera normalmente. Até as 21h, dos 139 voos programados no Santos Dumont, quatro atrasaram e 14 foram cancelados. No Galeão, no mesmo período, apenas oito voos haviam sido cancelados e nove atrasaram, dos 128 programados nesta segunda-feira.


oglobo.globo.com/rio/apos-dia-de-forte-calor-chuva-deixa-cidade-do-rio-em-estado-de-atencao-1-11182910#ixzz2p0y8SRSr 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: