Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

QUEBRA GELO PARALISA OPERAÇÃO PARA RESGATAR NAVIO RUSSO NA ANTÁRTIDA.


Embarcação científica russa encalhou há quatro dias com 74 a bordo. 
Cientistas e turistas seguem o trajeto feito há um século por explorador.

Da France Presse

Navio russo MV Akademik Shokalskiy, rodeado de gelo na Antártica nesta sexta (Foto: AP)Navio russo MV Akademik Shokalskiy, rodeado de gelo na Antártica nesta sexta (Foto: AP)
Onavio quebra-gelo chinês, que avançava para resgatar a embarcação científica russa encalhada há quatro dias na Antártida com 74 pessoas a bordo, encontrou grandes massas de gelo e teve de parar a operação, informou a imprensa australiana, citando as autoridades marítimas.
A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália (AMSA), que coordena as operações de resgate da embarcação russa 'MV Akademik Shokalskiy', informou que o quebra-gelo estava a cerca de 12 quilômetros, quando precisou parar.

'Detectou-se gelo pesado, e não é seguro para eles continuar na direção da embarcação russa', disse uma funcionária da AMSA, citada pela televisão pública australiana. 'Vamos procurar outras soluções hoje (sábado)', acrescentou.
O navio russo está parado desde terça a cerca de 185 quilômetros ao leste da base francesa de Dumont D'Urville, e três quebra-gelos seguiam para a área.
Na embarcação russa, há cientistas e turistas que seguem o trajeto feito há um século pelo explorador inglês Douglas Mawson
.

Nenhum comentário: