Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO LOTA POSTO DE SAÚDE.


Redação Web | camocim belo mar blog

Crianças recebem vacina tríplice viral, que protege, ainda, contra rubéola e caxumba

A campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos começou nesta segunda-feira (27) e já lota postos de saúde da capital. Na ocasião, as crianças recebem vacina tríplice viral, que protege, ainda, contra rubéola e caxumba.

O dia "D" da campanha de vacinação contra sarampo acontecerá no sábado (1). Foto: ArquivoNo Centro de Saúde Meireles, onde havia um fluxo de aproximadamente 100 atendimentos por dia, o número aumentou para 200 por turno. No entanto, apesar do grande número de pacientes, o atendimento acontecia tranquilamente e sem grande demora.

O dia "D" da campanha será no próximo sábado (1), de 8h às 17h, com vacinação ampliada nos postos dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama.

Casos confirmados na capital 

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), dos 75 casos notificados desde o primeiro dia do ano até a última sexta-feira (24), 10 casos de sarampo foram confirmados, dentre eles, 60% menores de um ano de idade e todos do sexo masculino.

O que é Sarampo Doença infecciosa e altamente contagiosa é causada por um vírus. A transmissão acontece por via respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. A incubação é de 10 dias, desde a data da exposição até o desenvolver de febre, e cerca de 14 dias até o aparecimento de manchas vermelhas em todo o corpo.

Os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas generalizadas, tosse, coriza e conjuntivite. As complicações mais comuns são pneumonia, otitie, doenças diarreicas e neurológicas.

Com informações da repórter Luana Lima. 

Nenhum comentário: