Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

EM 2014,PRINCIPAL BRIGA NO FUTEBOL BRASILEIRO SERÁ NA POLÍTICA.

 

Esqueça a bola. Em 2014, disputa mesmo no futebol brasileiro será na urna...


Em 2014, principal briga no futebol brasileiro será na política
Esqueça a bola. Em 2014, disputa mesmo no futebol brasileiro será na urna. Além da CBF, que promete ter uma disputa de verdade pela presidência pela primeira vez em 25 anos, nada menos do que 10 dos 12 principais clubes do país vão escolher novos comandantes neste ano.
Juvenal Juvêncio (© direita)
Paulo Nobre
O ESPN.com.br mostra como será o calendário eleitoral no futebol e o cenário de cada disputa. As datas, em alguns casos, podem sofrer pequenas alterações. 
Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG
CBF
Quando: abril
José Maria Marin, que herdou o cargo de Ricardo Teixeira, que renunciou, já escolheu seu candidato: Marco Polo del Nero, o presidente da Federação Paulista de Futebol. A oposição já faz campanha entre os eleitores (clubes da primeira divisão), mas ainda não definiu seu candidato. O ex-presidente corintiano Andrés Sanchez é o favorito do grupo, mas o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto, corre por fora.
SÃO PAULO
Quando: abril
Ganhar de Carlos Miguel Aidar, candidado de Juvenal Juvêncio, será difícil. Mas a oposição, que tem Marco Aurélio Cunha como um dos principais articuladores, vai usar a eleição como uma espécie de plebiscito sobre o longo reinado de Juvenal.
VASCO
Quando: julho
Com o time rebaixado e em grave crise econômica, correntes do clube até pedem que Roberto Dinamite renuncie e antecipe a escolha do novo presidente. Quem articula para voltar ao poder é o ex-presidente Eurico Miranda.
GRÊMIO
Quando: outubro
A disputa promete ser ferrenha, já que deve reunir dois dos cartolas mais emblemáticos do clube nos últimos anos. Pela situação, Fábio Koff vai tentar a reeleição. Contra ele vai estar o grupo do ex-presidente Paulo Odone, No meio da disputa, a discussão sobre o prejuízo de quase R$ 90 milhões em 2013, o maior da história do futebol brasileiro.
CRUZEIRO
Quando: outubro
Campeão brasileiro e com vaga na Libertadores, Gilvan Tavares tem, na teoria, o caminho livre para continuar no poder. A situação só pode mudar se a família Perrella, que lançou Tavares, mas depois se distanciou da "criatura", resolver voltar à política do clube.
INTERNACIONAL
Quando: novembro
A eleição do clube gaúcho impressiona pelo tamanho, já que reúne os sócios-torcedores e pode chegar perto de um universo de 100 mil eleitores. E gastando muito dinheiro para resultados pífios em campo, o grupo do atual presidente Giovanni Luigi terá muito trabalho para conter a oposição.
PALMEIRAS
Quando: novembro
Em seu primeiro mandato, Paulo Nobre tenta domar a sempre conturbada política palmeirense em busca da reeleição com uma grande novidade. Antes restrita apenas aos conselheiros, a escolha do novo presidente palmeirense desta vez será feita pelo voto de todos os sócios.
BOTAFOGO
Quando: novembro
O atual presidente, Maurício Assunção, não pode tentar um novo mandato. O cenário ainda não está claro, mas até o atacante Túlio, ídolo do clube, pode participar da disputa apoiando a chapa da oposição.
SANTOS
Quando: final do ano
A disputa já está quente quase um ano antes da eleição, com o presidente licenciado Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro criticando o trabalho de quem está no poder hoje. O ex-presidente Marcelo Teixeira diz que não é candidato, mas seu grupo ainda tem influência.
ATLÉTICO-MG
Quando: dezembro
Mesmo quando não tinha um título importante como a Libertadores, Alexandre kalil mandava com folga na política do clube mineiro. Agora, campeão da América, virou ainda mais soberano na vida eleitoral do Atlético-MG.
CORINTHIANS
Quando: dezembro
Mário Gobbi, o atual presidente, já escolheu seu candidato: Roberto de Andrade, que manda no futebol do clube. Resta saber quais serão os movimentos de Andrés Sanchez caso ele não tenha sucesso na tentativa de conquistar o poder na CBF.

Nenhum comentário: