Powered By Blogger

sábado, 18 de janeiro de 2014

GRUPO INICIA 'ROLEZINHO' CANTANDO 'RAP DA FELICIDADE' EM SHOPPING DO RIO DE JANEIRO.


Jovens usaram gritos de ordem criticando racismo e distribuição de renda.
Dezenas de seguranças do centro de compras acompanharam o cortejo.

Do G1 Rio/camocim belo mar blog
Jovens fazem 'rolezinho' no Plaza Shopping, em Niterói (Foto: Daniel Silveira/ G1)Jovens fazem 'rolezinho' no Plaza Shopping, em Niterói (Foto: Daniel Silveira/ G1)
Tumulto durante o rolezinho (Foto: Daniel Silveira/ G1)Tumulto durante rolezinho (Foto:Daniel Silveira/ G1)
Foi cantando em coro o Rap da Felicidade que um grupo de cerca de 50 manifestantes entrou no Plaza Shopping, em Niterói, no começo da noite deste sábado (17) para protestar no ato chamado de "rolezinho". Os gritos de ordem eram de críticas, principalmente, ao racismo, à distribuição de renda no país e dos recursos públicos do país. Mais investimento para a saúde e a educação era a principal cobrança.
Dezenas de seguranças do centro de compras acompanharam o cortejo, que transcorreu de forma pacífica durante a maior parte do tempo. As lojas baixaram as portas, muitas com clientes de dentro, enquanto os manifestantes percorriam os corredores. Todas as escadas rolantes foram desligadas e os aparelhos de ar condicionado também.


Ao perceber o fechamento das lojas, um dos ativistas que puxava o manifesto criticou a situação. "O que está acontecendo aqui é uma demonstração de que o racismo ainda existe no Brasil. As lojas estão fechando as portas sem que ninguém tenha quebrado ou roubado qualquer coisa, mas porque somos pretos e pobres", disse.
Rolezinho iniciou com Rap da Felicidade (Foto: Daniel Silveira/ G1)Rolezinho iniciou com Rap da Felicidade
(Foto: Daniel Silveira/ G1)
Tumulto
Um pequeno tumulto ocorreu quando algumas mulheres e crianças correram em um dos corredores, supostamente assustadas com os gritos dos manifestantes. Pouco depois, o mesmo ativista que discursava em nome do grupo tentou entrar em um loja e foi contigo e agredido pelos seguranças. Houve tumulto, mas os manifestantes não revidaram a agressão e acataram a determinação de que o protesto ocorresse somente nos corredores.

Quando o "rolezinho" chegou à praça de alimentação do Plaza Shopping, que estava praticamente vazia, os ativistas convidaram os manifestantes a ocuparem as cadeiras. Um dos seguranças retirou, à força, um garoto negro, que aparentava ter 12 anos, da cadeira. O ato gerou protesto e o referido segurança foi retirado do local pelos colegas. "Essa foi uma cena de covardia", bradou uma professora que se identificou apenas pelo nome de Alair.

Frequentadores do shopping, em sua maioria, assistiram ao "rolezinho" sem se manifestar. Em alguns corredores, o grupo manifestante ganhava novos seguidores. Além dos gritos de repúdio ao racismo, a expressão que mais se ouvia era "não vai ter copa".

Quem repudiou completamente o "rolezinho" foram os lojistas. Em uma das lojas os funcionários fizeram cartazes de crítica. "Na próxima vez comprem alguma coisa", registrava um papel empunhado por uma vendedora. Por causa da atitude, estes lojistas foram hostilizados pelos manifestantes e a loja, rapidamente, cercada pelos seguranças. "Eu dependo da comissão das vendas. Não acho justo eles nos impedirem de vender. Sábado é um dos dias de melhor movimento", reclamou o vendedor de uma loja que preferiu não se identificar.

"Este movimento é importante em qualquer lugar, seja na rua, na praia ou no shopping. Aqui ele é emblemático por se tratar de um espaço de segregação", avaliou o aposentado Nilo Mendes, de 69 anos, que aplaudiu e acompanhou o protesto. "Essa geração tem uma demanda de promessas de governantes que não foram cumpridas, por isso o movimento é legítimo e necessário".

O  Plaza Shopping Niterói informou através de nota que foi necessário interromper as atividades do centro de compras temporariamente. A medida adotada pelo empreendimento fez parte do plano de ações para garantir a integridade e segurança de seus clientes, lojistas e colaboradores.

'Rolezinho' sem quórum na Ilha do Governador
A tarde deste sábado foi de movimento tranquilo no Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, no Rio. O evento "rolezinho", marcado para as 16h no centro de compras da Zona Norte carioca, não se concretizou. De acordo com a assessoria do shopping, de forma preventiva a segurança foi reforçada em todo o prédio. O estabelecimento contou ainda com maior policiamento no entorn
Algumas lojas fecharam quando o rolezinho começou (Foto: Daniel Silveira/ G1)Algumas lojas fecharam quando o rolezinho começou (Foto: Daniel Silveira/ G1)

Nenhum comentário: