Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

30 ' PAREDÕES' DE SOM SÃO AREENDIDOS EM 3 DIAS DE PRÉ-CARNAVAL EM FORTALEZA-CE.


Equipamentos sonoros foram recolhidos no último fim de semana. 
Seuma autuou 36 pessoas por poluição sonora.

Do G1 CE/camocim belo mar blog

Paredões de som apreendidos na sede da Seuma (Foto: Seuma/Divulgação)Paredões de som apreendidos na sede da Seuma (Foto: Seuma/Divulgação)
Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, foram apreendidos 30 "paredões de som" e outros cinco equipamentos sonoros em bares de Fortaleza, de acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Ao todo, 36 pessoas foram autuadas por poluição sonora. Segundo o órgão, o número de apreensões foi superior a de um fim de semana comum. De acordo com a Seuma, no último fim de semana de 2013, por exemplo, foram recolhidos 16 equipamentos.
No primeiro fim de semana de pré-carnaval de 2013, foram apreendidos 40 equipamentos e emitidos 42 autos de constatação. A Seuma explica que o número de apreensões e autos são diferentes porque nem sempre os equipamentos podem ser levados, mas, mesmo assim, o proprietário é autuado.
Todos os 35 equipamentos apreendidos foram levados para sede da Seuma. O prazo estabelecido pela legislação para regularização e resgate dos equipamentos é de 60 dias. De acordo com  o Decreto Federal nº 6.514/08 e na Lei Federal 9.605/98, começa a ser contado após publicação no Diário Oficial para que o responsável compareça à secretaria. Antes da publicação, o proprietário recebe um auto de constatação, que lhe dá cinco dias para se dirigir à Seuma e uma carta que cientifica tal situação, podendo ser gerado um auto de infração
.
Depois do prazo de 60 dias, o equipamento pode ser descartado. A fiscalização de poluição sonora é realizada por fiscais da prefeitura em parceria com o Batalhão de Policiamento Militar de Meio Ambiente. Em 2013,  foram apreendidos 846 equipamentos sonoros. No ano de 2012, este número foi de 199. Em 2014, as equipes de fiscalização já recolheram mais de 120 estruturas.
No 29 dia de janeiro, 107 equipamentos sonoros apreendidos durante as fiscalizações realizadas entre os anos de 2011 e 2013 foram destruídos na Seuma. Outras 19 estruturas foram doadas a instituições.
Em via pública ou em estabelecimento particular, só é permitido som de até 10 decibéis. Após as 22h, cai para  65 decibéis. As fiscalizações são feitas com um aparelho para medição, chamado decibelímetro.Denúncias relacionadas a crimes ambientais podem ser realizadas por meio do telefone (85) 3452-6903

Nenhum comentário: