Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de março de 2014

EM IGUATU-CE,DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ É FESTEJADO NO SÍTIO BAÚ HÁ 116 ANOS.


Tradição secular se renova a cada ano no Baú. Foto de Honório Barbosa (arquivo)
Tradição secular se renova a cada ano no Baú. Foto de Honório Barbosa (arquivo)
Hoje, 19, é Dia de São José, padroeiro do Ceará. É um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. Depois de dois anos seguidos de seca, o cearense, católico, está de olho no céu e com o coração voltado em preces para que ocorram intensas chuvas.
Desde o último dia 10, que se celebram em todo o Estado, festas religiosas em louvor ao santo. São 19 paróquias, além de centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 municípios.
 TRADIÇÃO
Na comunidade de Baú, zona rural de Iguatu, as novenas são celebradas por todo o mês de março e hoje pela manhã houve a tradicional missa. A festa na localidade começou há 116 anos e é uma das mais antigas e tradicionais do Ceará. “Aqui é um exemplo de devoção e de que São José é um dos santos mais festejados Ceará”, observou a aposentada, Zenauda Alves de Oliveira, líder da comunidade.
Muitas capelas foram erguidas no Interior do Ceará por iniciativas de famílias de proprietários rurais para pagamento de promessas, graças alcançadas, por fé e devoção aos santos católicos. Foi o que aconteceu há exatos 115 anos, no Sítio Baú, zona rural deste Município. A tradição é mantida há mais de um século e a cada dia 19 de março, em louvor a São José, padroeiro do Ceará e da comunidade, moradores se reúnem para celebração de uma missa sob uma frondosa sombra de um ficus benjamim.

A celebração faz parte da memória dos moradores da comunidade. A devoção centenária se renova a cada ano, com a participação de crianças e adolescentes, conforme observou o padreCarlos Roberto Alencar. No final há liturgia, há homenagem especial aos Josés. 
Missa celebrada há agora no Baú, pelo padre Carlos Roberto Alencar. Foto de Honório Barbosa
Missa celebrada há agora no Baú, pelo padre Carlos Roberto Alencar. Foto de Honório Barbosa

Na localidade de Baú, o agricultor José Pereira seguiu a tradição e fez o plantio de milho, na manhã deste dia 19. “As chuvas estão boas e quero colher o milho para o São João”, disse. Há mais de 30 anos que o pequeno produtor rural faz cultivo no Dia de São José.  quem plantou este ano, na região Centro-Sul, está satisfeito com as boas chuvas. A terra está úmida e propícia ao cultivo. Os pequenos e médios açudes estão cheios. A Funceme prevê chuva para a tarde e noite de hoje, na região.
Agricultor José Pereira fez plantio no Dia de São José, na zona rural de Iguatu. Foto de Honório Barbosa
Agricultor José Pereira fez plantio no Dia de São José, na zona rural de Iguatu. Foto de Honório Barbosa








Nenhum comentário: