Powered By Blogger

domingo, 16 de março de 2014

RURALISTA MOSTRA VIGOR AOS 88 ANOS.

CANINDÉ
Image-0-Artigo-1566910-1
Quinca conta que trabalha na agricultura de sequeiro há 75 anos , apesar das secas seguidas e da falta de apoio ao homem do campo
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Canindé. Anos seguidos de seca, políticas públicas ineficientes para a fixação do homem no campo e a saúde que se debilita à medida que se envelhece. Nada disso esmoreceu o agricultor Joaquim Alves de Sousa, que chega aos 88 anos ainda trabalhando na agricultura e, especialmente, tirando o seu sustento na agricultura de sequeiro.
O exemplo de Joaquim Alves, conhecido no meio rural por Quinca, mostra o quanto a persistência do homem do campo traz resultados positivos para aqueles que carregam a esperança nordestina de dias melhores, mesmo com a idade avançada.
Com a demora na distribuição das sementes do Governo do Estado, ele plantou com sementes próprias 10 quilos de grãos, sendo sete de milho e três de feijão em uma área de dois hectares às margens do Rio Canindé que corta o distrito de Ipu, Monte Alegre. "O plantio não está melhor porque faltaram chuvas nos últimos dias, mas já tirei feijão verde dessa roça", disse.
Rotina
"Todos os dias, minha rotina começa às 5 horas, nos tratos culturais do roçado e só retorno para casa ao meio-dia. Faço isso de segunda a sábado'', diz com orgulho o produtor rural.
Segundo ele, fazem 75 anos que trabalha como agricultor. "Vivo disso e da minha aposentadoria. Fico doente se ficar sem fazer nada no trabalho na agricultura", ressalta
Joaquim de Sousa lembra que no ano passado mesmo com as chuvas ruins produziu mais de uma tonelada de jerimum no mesmo espaço de terra. "O que falta hoje é mão de obra no campo. Há mais pessoas idosas no sertão e são poucos os jovens que querem produzir no campo, depois desses programas do Governo Federal", afirma. Procedente ou não, a crítica, conforme salienta, se baseia nas facilidades de se obter renda sem grandes esforços, comportamento que nunca adotou ao longo de seus anos de vida.
"Um dia de serviço na roça, custa hoje R$ 40,00 por conta do contratante e ninguém que mais negócio com a agricultura, porque o Governo sustenta muita que não tem coragem de trabalhar'', desabafa seu Quinca.
O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, Glaiton Lopes de Sousa que está visitando as áreas produtivas, foi ver de perto a iniciativa de Joaquim Alves e garantiu que irá acompanhar o desenvolvimento do plantio do agricultor.
''Isso é um grande exemplo para os mais jovens. Um senhor com 88 anos trabalha sozinho em uma plantação de dois hectares e já colhe os primeiros frutos. Trabalhador desse nível precisa receber assistência técnica da Secretaria e, isso nós iremos fazer até o final da quadra invernosa'', disse Glaiton.
''Aqui pode faltar chuva para germinar as sementes, mas não falta coragem para trabalhar'', avisa Quinca. Pouco ou muito, tem chovido no município nesses últimos dias. Com isso, fica ainda mais animado para tocar sua roça. Afinal, como reconhece, o tempo mudou e a perspectiva é de mais chuvas para os próximos dias.
Mais informações:

Prefeitura de Canindé
Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos
Bairro: Boa Vista
Telefone: (085) - 9653.4568
Antônio carlos alves
Colaborador
fonte:DNR/CBM

Nenhum comentário: