Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de maio de 2014

INSPIRAÇÃO PARA O FULECO,TATU-BOLA GANHA PLANO DE PRESERVAÇÃO NO CEARÁ.


ONGs elaboram quantidade de tatus na região da caatinga no Ceará.
Associação Caatinga fez campanha para tornar o animal mascote da Copa.

Do G1 CE/CBM

Associação defende o tatu-bola como mascote da Copa do Mundo (Foto: Caatinga/Divulgação)Associação defende o tatu-bola como mascote
da Copa do Mundo (Foto: Caatinga/Divulgação)
Organizações não governamentais do Cearáelaboraram um projeto de preservação do tatu-bola, animal que inspirou o mascote da Copa 2014, o Fuleco, e do meio ambiente da espécie. O tatu-bola é tipo de caatinga, bioma do Nordeste brasileiro, e se tornou a espécie mascote da Copa após campanha da Associação Caatiga.
"Depois de ser escolhido como mascote, o tatu-bola passa a receber a atenção que merece para preservação dessa espécie nativa do Brasil", afirma o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.
O plano de preservação do tatu-bola no Ceará tem duração de 10 anos e atualmente se encontra na fase inicial. “Estamos fazendo uma estimativa populacional do tatu-bola e atualizando o mapa de distribuição da espécie”, detalha o biólogo Rodrigo Castro, coordenador-geral do projeto e diretor da Associação Caatinga. Castro é um dos idealizadores da campanha que tornou o tatu o mascote da Copa.

Para as próximas etapas do projeto estão previstos a identificação de áreas onde devem ser criadas unidades de conservação para proteger a espécie, educação ambiental em escolas da região e conscientização de proprietários de fazendas em que o bicho é encontrado.
O biólogo explica que o tatu-bola tem uma defesa eficiente contra predadores naturais. Ele se curva e fica em formato de bola protegido por uma carapaça. Diferentemente da maioria das espécies de tatu, o tatu-bola não cava buraco para fugir das presas. “Como não cava buracos, a exemplo de outros tatus, ao curvar a carapaça se torna uma presa fácil para os caçadores [humanos]”, esclarece o biólogo Anderson, da Caatinga.
Tatu-bola
Menor que uma bola de futebol de campo, o mascote da copa mede cerca de 30 centímetros e pesa, em média, dois quilos quando adulto. Come preferencialmente insetos, mas se alimenta também de frutas. O nome comum tem origem numa estratégia de defesa do animal, que se dobra ao meio para escapar de predadores, a exemplo de raposas e cachorros-do-mato.
Tatu-bola se defende de predadores enrolando seu corpo. A carapaça do animal lembra uma bola de futebol. (Foto: Divulgação/Associação Caatinga/Mark Payne-Gill/NaturePL)Tatu-bola se defende de predadores enrolando seu corpo. A carapaça do animal lembra uma bola de futebol. (Foto: Divulgação/Associação Caatinga/Mark Payne-Gill/NaturePL
).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1627440386711440269

Nenhum comentário: