Powered By Blogger

sábado, 21 de junho de 2014

A SANTA MISSA DESTE DOMINGO DIA 22 DE JUNHO DE 2014.

— Santos João Fischer e Tomás More
João Fischer era inglês, chamado por Deus à vida sacerdotal. Fez uma linda caminhada acadêmica até chegar a ser Arcebispo de Rochester. Foi um homem de grande influência intelectual, cultural e religiosa a partir do seu testemunho. Ele não se vendia: diante do contexto das confusões da Reforma ele já havia se declarado contra. Também escreveu e defendeu a fé católica.
Henrique VIII, por causa de um envolvimento com uma amante, quis que a Igreja declarasse nulo seu casamento. Mas, ao ser analisado pelo Bispo de Rochester, viu-se que não era o caso. Mas com insistência e imposição, Henrique VIII se “auto-declarou” chefe da Igreja da Inglaterra. Em meio às confusões religiosas e políticas, o testemunho de Fischer indicou a verdade, que nem sempre é acolhida.
O Papa já havia escolhido ele para Cardeal, mas Henrique VIII o condenou à morte. E ao ser apresentado para o martírio, São João Fischer deixou claro que era pela fé da Igreja Católica e de Cristo que ele estava ali. E seu sangue foi derramado em 1535.
No mesmo ano, Tomás More, pai de família e de grande influência no meio universitário, era chanceler do rei, mas não se vendeu diante do ato de supremacia de Henrique VIII. Também foi martirizado. Era leal ao rei, mas acima de tudo a Deus. Em 1535 Tomás More foi decapitado. Em meio às confusões, o testemunho faz a diferença.
Santos João Fischer e Tomás More, rogai por nós!


22.06.2014
XII DOMINGO DO TEMPO COMUM — ANO A
Verde, Glória, Creio – IV Semana do Saltério )
__ "Não tenhais medo!" __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
V�DEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Três elementos são destacados na celebração atual: medo, instabilidade e sofrimento. Três elementos que mexem com a vida de cada pessoa e atinge também quem se faz discípulo de Jesus ao assumir o compromisso evangelizador. Jesus não é ingênuo e sabe que o medo, a instabilidade emocional e a ameaça do sofrimento afetam a vida dos discípulos e, por isso, vai direto ao assunto: “não tenhais medo dos homens”. Jesus mostra que o Senhor absoluto da vida é o Pai. Deus tudo sabe e cuida de nós mais do que os pardais. Nossa vida está em sua mãos. Por isso, não devemos ter medo de ser coerentes com o que cremos. Não precisamos ter medo de manifestar nossa fé de modo sereno, equilibrado e com argumentos capazes de questionar e calar quem julga que viver é seguir modas, que, como bem sabemos, são passageiras. Façamos dessa celebração uma súplica confiangte ao Senhor e peçamos que ele nos encoraje a não ter medo de ser testemunhas vivas e coerentes de nossa fé.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Na dinâmica do Tempo Comum, a liturgia nos convida a aprofundar nosso amor a Jesus Cristo e a dedicação radical ao seu Reino. A solidariedade para com os que migram em busca de um lugar onde possam viver dignamente e reconstruir sua narrativa de vida também faz parte da vocação cristã.
INTRODUÇÃO DO WEBMASTER: No ensinamento de Jesus, a perseguição se torna objeto de bem-aventurança: "Bem-aventurados vós quando vos insultarem e vos perseguirem por causa do meu nome" (Mt 5,11). É inevitável: "O servo não é maior que seu senhor. Se perseguiram a mim, perseguirão também a vós". Comprometer-se a viver no caminho de Deus significa encontrar no próprio caminho dificuldades empre novas e cada vez maiores. Rm um mundo dominado pelo egoísmo e pela busca do próprio interesse, quem prega o amor, a pobreza e o perdão será inevitavelmente perseguido, porque o pecado está profundamente radicado no coração do homem. Mas o perseguido não teme. Tem confiança no Senhor. Os perseguidores só podem matar o corpo; não tem poder para arruinar a alma. Devemos seguir o exemplo de São Paulo que dizia: "Transbordo de alegria em todas as nossas tribulações" (2Cor 7,4).
Sentindo em nossos corações a alegria do Amor ao Próximo, cantemos cânticos jubilosos ao Senhor!

NÃO TENHAIS MEDO
Antífona da entrada: O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).
Oração do dia
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Comentário das Leituras: A Palavra de Deus, especialmente o Evangelho, irá insistir conosco para que não tenhamos medo daqueles que nos ameaçam e nos intimidam por causa de nossa fé. A insistência de Jesus para que não tenhamos medo é também um apelo a renovarmos os motivos mais profundos de nossa confiança em Deus. Ouçamos os apelos que Deus nos faz por meio da sua Palavra revelada nas Sagradas Escrituras e celebrada na Liturgia.
Primeira Leitura (Jeremias 20,10-13)
Leitura do livro do profeta Jeremias.
Jeremias disse: 20 10 “Ouço as invectivas da multidão: Cerca-nos o terror! ‘Denunciai-o! Vamos denunciá-lo’! Os que eram meus amigos espiam-me agora os passos. ‘Se cair em abusos, tiraremos vantagem, e dele nos vingaremos’.
11 O Senhor, porém, está comigo, qual poderoso guerreiro. Por isso, longe de triunfar, serão esmagados meus perseguidores. Sua queda os mergulhará na confusão. Será, então, a vergonha eterna, inesquecível.
12 Senhor, Deus dos exércitos, vós que sondais o justo, e que escrutais os rins e os corações, concedei-me o poder de contemplar a vingança que deles ides tirar! Pois em vossas mãos depositei a minha causa.
13 Cantai ao Senhor, glorificai-o, porque salvou a vida do miserável das mãos do mau”.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 68/69
Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
Por vossa causa é que sofri tantos insultos,
E o meu rosto se cobriu de confusão;
Eu me tornei como um estranho a meus irmãos,
Como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
Pois meu zelo e meu amor por vossa casa
Me devoram como fogo abrasador.
Por isso elevo para vós minha oração
Neste tempo favorável, Senhor Deus!
Respondei-me pelo vosso imenso amor,
Pela vossa salvação que nunca falha!
Senhor, ouvi-me, pois suave sobre mim com grande amor!
Humilde, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá
Se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres
E não despreza o clamor de seus cativos.
Que céus e terra glorifiquem o Senhor
Com o mar e todo ser que neles vive!
Segunda Leitura (Romanos 5,12-15)
Leitura da carta de são Paulo aos Romanos.
5 12 Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram. 13 De fato, até a lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há lei.
14 No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir).
15 Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos.
- Palavra do Senhor!
- Graças a Deus.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar, e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jô 15,26s).

EVANGELHO (Mateus 10,26-33)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 10 26 “Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber.
27 O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.
28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.
29 Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai.
30 Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
31 Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós.
32 Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.
33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
HOMILIA - CREIO - PRECES
(Ver abaixo ao final desta liturgia 3 sugestões de Homilia para este domingo)
Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eu sou o bom pastor e dou a vida por minhas ovelhas, diz o Senhor (Jo 10,11.15).
Depois da comunhão
Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.
FORMAÇÃO LITÚRGICA
ORIENTALIUM ECCLESIARUM E UNITATIS REDINTEGRATIO:
Incentivo ao Ecumenismo
Não há dúvida de que a promoção de unidade entre todos os cristãos constituiu um dos principais objetivos do Vaticano II, tendo em vista que, em Cristo, somos todos irmãos. Os decretos Orientalium eclcesiarum, sobre as Igrejas Orientais Católicas, e o Unitatis redintegratio, sobre o ecumenismo foram aprovados em 21 de novembro de 1964, mesmo dia em que se aprovou um dos principais documentos do Vaticano II, a Lumen gentium (sobre a Igreja). Isso é muito significativo e demonstra uma grande preocupação do Concílio com a unidade de todos os cristãos. Além da mudança de olhar sobre a própria concepção, a Igreja procurava assim um novo relacionamento com as nossas Igrejas irmãs. (Darlei Zanon. Fonte: Para ler o Vaticano II, Paulus 2012).
Qual é a atitude do verdadeiro cristão?
Sejamos nós o coração e os braços de Jesus...
Acessem a página de nosso blog para uma pequena reflexão sobre este assunto: http://salverainha.blogspot.com.br/2013/07/a-atitude-do-cristao.html
Deus recebe o dízimo que oferecemos a Ele?
Sim, Deus recebe o dízimo através da comunidade. Tudo pertence a Ele. Ele é o dono; nós, os usuários. Ele não precisa de nada para Ele, mas precisa para a Sua comunidade (Igreja). Todo dízimo oferecido à comunidade é dízimo oferecido a Deus. O díizimo é uma parcela de nossos ganhos que doamos voluntariamente e de acordo com nossa vontade e nossa capacidade de doação, em agradecimento pelos dons que Deus coloca em nossas vidas. Deus vai receber este dízimo através das obras que os responsáveis pelas paróquias vão fazer utilizando os recursos recebidos.
Caríssimos, não adianta só rezar para que a Igreja faça seu trabalho e torne a vida das pessoas mais feliz e agradável aos olhos de Deus, é preciso a nossa participação direta e voluntária. A manutenção da Igreja, a conta de luz, água, a alimentação do padre, transporte, sua moradia, suas roupas e necessidades pessoais e outras despesas como limpeza ou reformas da igreja para manter em bom estado a casa onde vamos louvar a Deus dependem única e exclusivamente de nossa bondade... Pense nisso!!!
LEITURAS DA SEMANA DE 23 A 29 DE JUNHO DE 2014:
2ª Vd - 2Rs 17,5-8.13-15a.18; Sl 59(60); Mt 7,1-5
3ª Br - Is 49,1-6; Sl 138(139); At 13,22-26; Lc 1,57-66.80
4ª Vd - 2Rs 22,8-13; 23,1-3; Sl 118(119); Mt 7,15-20
5ª Vd - 2Rs 24,8-17; Sl 78(79); Mt 7,21-29
6ª Br - Dt 7,6-11; Sl 102(103); 1Jo 4,7-16; Mt 11,25-30
Sb Br - Is 61,9-11; 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd; Lc 2,41-51
Dom.-Br: SÃO PEDRO e SÃO PAULO APÓSTOLOS: At 12,1-11; Sl 33(34); 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19 (Tu és Pedro)
Link das Partituras dos Cantos para o Mês
http://www.diocesedeapucarana.com.br/cantos.php

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. O Deus Cuidador que espera Fidelidade
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Na Revelação Divina, um dos modos que Deus mais gosta de apresentar-se ao homem é como um “Deus Cuidador”, que se assemelha a uma Mãe carinhosa e fiel no amor aos filhos, não se descuidando de nenhum detalhe.
As Comunidades Cristãs do final do primeiro século estavam as voltas com a perseguição do Império Romano. As lideranças e especialmente os Missionários que tinham a missão de pregar ficavam com um certo receio em anunciar o evangelho. Deveriam falar dele abertamente ou apenas a um grupo reservado? Nos dias de hoje o cristão também passa por esta mesma dúvida cruel que gera insegurança e dificuldade em seu dia a dia. Deve se falar em Jesus e seu evangelho em todos os ambientes que frequentamos, incluindo trabalho e estudo, ou seria melhor reservar o anúncio para quando se está em comunidade ou na segurança do nosso grupo?
Os Missionários Cristãos desta terceira geração dos cristãos, constantemente lembravam que Jesus falava de maneira reservada aos doze. Mas é bom lembrar que Ele os está preparando para a Missão. Mesmo assim, Jesus não fazia segredo daquilo que anunciava revelando o Pai. Há mesmo evangelho onde depois de abordar um ensinamento com a multidão, em casa retomava o assunto de maneira mais reservada aos seus discípulos.
O evangelho de hoje deixa muito claro que o anúncio do Reino e dos valores do evangelho não é para ficar fechado dentro de um grupo ou religião. O Cristianismo não é nenhuma seita secreta que precisa ocultar aos insensatos o conteúdo da sua pregação. Os Gnósticos tinham esse cuidado pois entre eles havia os chamados “Iniciados” que estavam em um grau mais avançado. Não é o caso do anúncio da Boa Nova que se destina a todo homem e que deve ser falado as claras e de cima dos telhados para que todos ouçam e Vejam aquele que está anunciando.
Evidentemente que o Pregador se compromete a viver com coerência o conteúdo da sua pregação. Não se deve ter nenhum receio, a Segurança e garantia vem de Jesus que enviou a todos os Batizados para ser uma Igreja em Missão. Vale aqui lembrar de uma frase espetacular que  mostra onde deve estar a nossa total confiança “Buscai primeiro o Reino do Céu e tudo o mais vos será acrescentado”.
Quando se fecha alguma porta deste mundo, por causa do nosso posicionamento cristão, dez portas irão se abrir. Deus não nos deixa morrer a míngua. A garota ainda adolescente, pertencente a um Grupo de Jovens, estava sendo forçada pelo namorado, a terem a intimidade de marido e mulher. Por causa do seu principio cristã ela não cedeu e ele, indignado, acabou com o namoro. A garota sofreu, pois amava com sinceridade o rapaz. Algum tempo depois conheceu um outro rapaz em um retiro de jovens. Foi amor à primeira vista. Casaram-se e estão muito felizes com a missão de ser uma Família Cristã, a espera do terceiro filho.
Nada neste mundo, respeito humano, opressão ou ameaça, deve-nos fazer negar o nosso testemunho cristão. Quem assim o faz ainda não é verdadeiramente Cristão!
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail  cruzsm@uol.com.br
2. Os falsos profetas
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
No Sermão da Montanha, as palavras de Jesus são dirigidas aos discípulos das comunidades do tempo de Mateus. A advertência contra os falsos profetas, lobos travestidos em ovelhas, decorre do fato que nas comunidades podem surgir pessoas que queiram iludir o grupo visando algum benefício próprio. Pode ser algum interesse material, a vaidade, o desejo de poder , a afirmação pessoal de prestígio, ou outros mais.
As palavras de advertência são duras e podem ter sido proferidas contra a doutrina dos fariseus. Mateus as teria adaptado para as suas comunidades. Ao tema dos falsos profetas, Mateus associou o tema da árvore e seus frutos, incluído pela frase "pelos seus frutos os conhecereis", repetida duas vezes.
A metáfora da árvore e seus frutos remete à autenticidade da conversão. João Batista já a usara (Mt 3,8-10) pedindo autenticidade a seus discípulos. Os discípulos de Jesus também devem ser autênticos e coerentes. Não são as belas palavras, a profissão de ortodoxia, os exuberantes louvores, que levam à comunhão com Deus, mas sim o compromisso concreto com a promoção da vida, particularmente entre os excluídos, cumprindo a vontade do Pai que deseja vida plena para todos.
Oração
Senhor Jesus, que eu não seja enganado pelos falsos profetas que, mascarados de cordeiros, afastam os discípulos de ti.fonte:NPD Brasil/CBM.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6914963774213141678

Nenhum comentário: