Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de junho de 2014

FELIPE VI:'ENCARNO UMA MORNARQUIA RENOVADA PARA UM TEMPO NOVO'.


















Em breve cerimônia no Palácio de Zarzuela, pai passou a faixa de seda vermelha, simbolizando a passagem de bastão, para o filho

MADRI - Após receber nesta quinta-feira a faixa de capitão-general de seu pai, Juan Carlos de Bourbon, Felipe VI discursou na cerimônia de proclamação solene como o novo rei da Espanha. Ele ressaltou que representará uma monarquia renovada, afirmou que a coroa precisa ficar mais próxima aos cidadãos e prometeu respeitar a Constituição do país.
— Quero reafirmar, como rei, a minha fé na unidade da Espanha, de que a coroa é um símbolo — afirmou Felipe. — Unidade que não é uniformidade — acrescentou.
No início do discurso, o novo Felipe VI reverenciou o reinado de seu pai. O antigo monarca preferiu não participar da cerimônia de proclamação, disposto a dar todo o protagonismo a seu filho.
— Juan Carlos construiu os cimentos de um edifício político que foi capaz de superar as diferenças que pareciam que não podiam ser salvas e obter a reconciliação dos espanhóis — afirmou o novo rei que também homenageou sua mãe, Sofia, pela lealdade.
A unidade da Espanha foi um dos temas de destaques no discurso. Para o novo monarca, todos cabem em um país “unido e diverso, baseado na igualdade dos espanhóis, solidariedade entre os povos e respeito a lei”. Felipe citou que as diferenças culturais e de tradições devem ser protegidas e ressaltou que o castelhano e as outras línguas faladas no país formas um patrimônio comum.
Em uma mensagem às vítimas da crise econômica no país, principalmente os mais jovens que sofrem com o desemprego, o rei transmitiu uma mensagem de esperança e afirmou que a criação de vagas de trabalho será uma das prioridades para a sociedade e para o Estado. A rainha Letizia, a princesa de Astúrias, Leonor, e a infanta Sofia, assistiram ao discurso no Congresso dos Deputados.

Em seguida, os reis Felipe e Letizia partiram em um Rolls-Royce do patrimônio nacional espanhol e o novo rei presidiu um desfile militar antes de percorrer junto a Letizia o centro da capital até o Palácio Real. Lá, diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de Oriente, o novo casal real deve sair e saudar a multidão das varandas do Palácio Real junto a Juan Carlos e Sofia.
PASSAGEM DA FAIXA
Em uma breve cerimônia no Palácio de Zarzuela, em Madri, com a presença de toda a cúpula militar em uniforme de gala, Juan Carlos, de 76 anos, passou a faixa de seda vermelha para cintura de seu filho, simbolizando a passagem de bastão.
Ambos vestidos com uniformes militares e usando várias insígnias sobre o peito, Felipe e Juan Carlos se abraçaram e deram dois beijos diante do olhar atento da rainha Letizia, da princesa herdeira Leonor, de 8 anos, e de sua irmã Sophia, de 7 anos.
O ministro da Defesa Peter Morenés, a rainha Sofia, esposa de Juan Carlos que como ele conservará o título pela vida, a infanta Elena, irmã mais velha de Felipe, e seu filho, Felipe Juan Froilan, também participaram do evento.
Assim se dava início à jornada de proclamação de Felipe VI, oficialmente o novo monarca desde a meia-noite (horário local) entrou em vigor a abdicação de seu pai, anunciada em 2 de junho, para surpresa de todo o país.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7109500491397779856


Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/felipe-vi-encarno-uma-monarquia-renovada-para-um-tempo-novo-12925353#ixzz354tsYSg1

Nenhum comentário: