Líderes, ídolos, craques e artilheiros podem se despedir de Mundiais em campos brasileiros, naCopa de 2014. A idade avançada pode impedir que grandes jogadores de diversas seleções, inclusive da Brasileira, cheguem à Rússia 2018. Confira quem são esses jogadores e quais as seleções devem se preocupar mais, a partir de julho de 2013, em renovar seu plantel.
Brasil tem time experiente
A recente renovação e a convocação de jovens jogadores como Oscar, Bernard e Neymar podem enganar a alguns que a Seleção tenha um elenco totalmente novo. Dos 23 convocados por Luiz Felipe Scolari, entretanto, 8 jogadores já chegaram aos 30 anos.
Convocado para a terceira Copa, Júlio César, 34, lidera a lista dos experientes jogadores brasileiros, que também conta com os outros dois goleiros, Jefferson (31) e Victor (31), os laterais Daniel Alves (31), Maicon (33) e Maxwell (32), o zagueiro Dante (30) e o atacante Fred (30).
Com a idade, os atletas podem ficar mais vulneráveis a lesões, o que pode comprometer a manutenção do alto nível a longo prazo. Fred, o camisa número 9 da Seleção, por exemplo, sofreu com 8 lesões somente em 2013.
Atual campeã não fica atrás
A Copa de 2014 pode ser a última de jogadores espanhóis que estão marcados na história do país. Casillas (33), Xabi Alonso (32) e Xavi (34) são líderes de La Roja e foram campeões em 2010, na África do Sul, mas começam a ser contestados em Real Madrid e Barcelona.
Iker Casillas, goleiro titular e capitão da Seleção, chega à Copa sem a titularidade unânime no time onde sempre jogou, o Real. O antigo treinador, José Mourinho, começou a colocá-lo no banco de reservas em algumas partidas, e o sucessor, Carlo Ancelotti, repete a rotação. Já os meias quase homônimos Xabi e Xavi tiveram sua saída de Real e Barça, respectivamente,cogitada, durante a última temporada.
Andrés Iniesta e Fernando Torres também são peças conhecidas do elenco espanhol e já estão com 30 anos.
Grupo da morte e da experiência
O grupo D, com Uruguai, Inglaterra e Itália, é considerado, para muitos, o “Grupo da morte”. Mas também poderia ser conhecido pelos craques e líderes mais experientes que podem disputar a última Copa.
O Uruguai tem Diego Lugano (33) e Forlán (35) – o melhor jogador da última Copa. A Inglaterra, Steven Gerrard (33) e Lampard (35). E a Itália, por sua vez, Buffon (36) e Pirlo (35). Juventude pode faltar ao grupo, mas não qualidade e técnica – e experiência -, se depender desses jogadores.
Base envelhecida
A Holanda, vice-campeã em 2010, começa um processo de renovação no elenco, com muitos atletas desconhecidos que atuam no futebol nacional. Mas os pilares da Laranja, jogadores remanescentes dos últimos mundiais, chegaram à casa dos 30 anos e começam a preocupar para a próxima Copa.
São eles Wesley Sneijder (30), Huntelaar (31), Dirk Kuyt (33), Robin van Persie (30) e Arjen Robben (30), todos jogadores do sistema ofensivo.
Klose, Drogba e Eto’o também podem se despedir
Devido à elevada idade, outros jogadores que podem ter a Copa de 2014 como a última oportunidade de disputar o principal torneio esportivo do mundo são o camaronês Samuel Eto’o (33), os costa-marfinenses Kolo Touré (33) e Didier Drogba (36), o francês Patrice Evrá (33) e o alemão Miroslav Klose (35), que pode se tornar o maior artilheiro de Copas – o atacante está a um gol de Ronaldo (14 contra 15).
Tags: Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália, uruguai.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=292811351655881148
Nenhum comentário:
Postar um comentário