Powered By Blogger

terça-feira, 5 de agosto de 2014

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DAS FAIXAS DE ÔNIBUS EM FORTALEZA-CE INICIA NO SÁBADO DIA 09 DE AGOSTO DE 2014.

05/08/2014 15h50 - Atualizado em 05/08/2014 15h50

No primeiro mês, a fiscalização terá caráter apenas educativo.

Serão 31 câmeras no binário das Avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

Do G1 CE/CBM

Binário Dom Luís - Santos Dumont será implantado em seis etapas (Foto: Prefeitura de Fortaleza)Binário Dom Luís - Santos Dumont terá fiscalização
(Foto: Prefeitura de Fortaleza)
Começa no sábado (9) a fiscalização eletrônica nas faixas exclusivas de ônibus no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, no Bairro Aldeota, em Fortaleza. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), durante o primeiro mês de fiscalização não haverá multas, tendo o caráter apenas educativo. A aplicação de multas será iniciada somente após um mês de funcionamento efetivo dos equipamentos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Arcelino Lima, todo o corredor será monitorado. “Serão 31 câmeras no total em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus. Os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. Para isso, o limite máximo para trafegar é de aproximadamente 100 metros”, esclarece.

É permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação. “A câmera fará a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos ônibus. Se, na câmera seguinte, a mesma placa for flagrada, ficará registrada a irregularidade”, explica Lima. Conforme as placas de sinalização vertical instaladas ao longo das avenidas, as faixas funcionam nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 16h. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.
Além das câmeras, outros quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada via, registarão as demais infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço do semáforo e conversão proibida. Um efetivo de 24 agentes da  AMC, distribuído em três turnos, também atua diariamente para coibir infraçōes e garantir maior fluidez do tráfego. Há uma viatura percorrendo cada avenida e ruas secundárias para assegurar o cumprimento das regras de circulação viária e ainda um reboque à disposição
.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6153247374559766353

Nenhum comentário: