Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

FESTA DA MÃE DAS DORES COMEÇOU HOJE.

ROMARIAS DE JUAZEIRO

Programação religiosa deve mobilizar 400 mil fiéis, com reflexo direto na economia da cidade que fica mais aquecida

Image-0-Artigo-1696428-1
A abertura da festa aconteceu no dia 31 passado. Programação segue até o próximo dia 15, abrindo o ciclo de romarias na cidade
FOTO: ROZÉLIA COSTA
Juazeiro do Norte. A Romaria de Nossa Senhora das Dores tem início hoje neste município. Para o período, que se estende até o próximo dia 15, são esperados cerca de 400 mil romeiros, oriundos de diversas regiões do Nordeste. Porem, tradicionalmente, as maiores caravanas de fiéis são dos Estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba. Desde o último dia 31 de agosto, quando foram abertas as comemorações, já há movimentação de peregrinos pelas ruas de Juazeiro. O volume de romeiros, porém, começou a crescer desde ontem, quando os primeiros pau-de-arara começaram a chegar.
A presença dos fiéis, além de ser comemorada por marcar a abertura do período de romarias em Juazeiro do Norte, que se estende até o próximo mês de fevereiro, é também motivo de alegria para diversos setores da economia local. Devido à grande quantidade de pessoas nos dias de romaria, o setor de serviços é o que mais se beneficia.
Hotéis, pousadas, bares, restaurantes e demais equipamentos do gênero ficam lotados durante este período do ano. O aumento no número de atendimentos acaba também refletindo na necessidade de ampliação de mão de obra e, em alguns estabelecimentos, há contratações temporárias para garantir os serviços. Estabelecimentos especializados na venda de miudezas, velas, santos e pequenas lembranças também acabam ampliando suas margens de comercialização neste período.
"A presença do romeiro é sempre muito positiva em Juazeiro. Sempre há certo aquecimento na economia local a partir da realização das romarias", avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), Michel Araújo, ressaltando que os primeiros benefícios gerados pelos peregrinos ao setor econômico local são percebidos pelo setor de serviços.
"Embora seja perceptível o aquecimento na economia formal e informal, também, o setor de serviços é o que mais se beneficia, neste primeiro momento. Lojas de artigos populares e miudezas em geral também acabam vendendo maior número de produtos neste período", afirma.

Michel Araújo observa, ainda, que, após o período de romaria, outros setores também acabam são beneficiados. "O dinheiro que é gasto pelo romeiro circula em Juazeiro depois da saída dos fiéis junto aos setores que, inicialmente, não tinham sido beneficiados diretamente. É o dono da pousada que compra um computador, uma cama, faz uma pintura, reforma o prédio, enfim, ele acaba movimentando esse recurso em outros segmentos depois da saída dos romeiros", diz ele.
Para receber os fieis que participarão da romaria uma vasta programação religiosa foi elaborada pela Igreja Católica. Os novenários acontecerão durante todas as noites na Praça do Romeiro. No local também acontecerá o tradicional Show dos Chapéus, onde musicas religiosas serão entoadas com adoração pelos peregrinos. Também estão confirmados momentos de adoração na Barraca da Padroeira, nas imediações da Basílica Menor. Ao longo dos dias, haverá confissões. No dia 14 de setembro, a programação será especial. Por conta das comemorações do centenário da Diocese de Crato, haverá missa campal em comemoração ao Jubileu dos Romeiros. A celebração será presidida pelo bispo do Crato, dom Fernando Panico.
Neste ano, houve alteração na programação. A tão esperada bênção das carroças, que tradicionalmente acontecia no primeiro domingo após o início da romaria seguida por procissão, foi realizada no último dia 7 de setembro. A mudança se fez necessária por conta da bênção dos veículos que transportam os fiéis à Juazeiro durante o período.
"A procissão dos carros dos romeiros acontece sempre no dia 14 de setembro. Não havia possibilidade de unir ambas as procissões no mesmo momento por conta do volume de pessoas. Seria um Deus nos acuda no trânsito da cidade", explica o padre Joaquim Cláudio, pároco e administrador da Basílica Menor.
O religioso informou, ainda, que também consta da programação atendimento específico aos motoristas de caminhões e demais veículos que transportam os fiéis. "No dia 13 vamos nos reunir para a avaliar o transporte em pau-de-arara, principalmente. Há um grande número de reclamações de maus tratos aos motoristas nas fiscalizações da Polícia Rodoviária. Ninguém quer burlar o que estabelece a Lei. Mas, é preciso aprofundarmos esta discussão", concluiu o padre.
Mais informações
CDL de Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512.6172
Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores - (88) 3572.3850
Roberto Crispim
Colaborador
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7969694753786462067

Nenhum comentário: