Powered By Blogger

terça-feira, 21 de outubro de 2014

CHUVA DE METEOROS É VISTO NO CEARÁ E CAUSA SURPRESA.

FENÔMENO ASTRONÔMICO
fonte:dn/cbm
Image-0-Artigo-1724949-1
De acordo com especialista, o evento é comum nesta época do ano, quando a Terra passa próximo a fragmentos deixados pelo cometa Halley
FOTO: REPRODUÇÃO
Por volta das 18h30 de ontem, os cearenses foram surpreendidos por uma chuva de meteoros. O evento cósmico pôde ser percebido em diversas localidades do Estado, como Fortaleza, Itapipoca, Acopiara, Canindé e Quiterianópolis, de acordo com o relato dos leitores do Diário do Nordeste por meio do Facebook.
"Estava saindo do prédio com a minha namorada e vimos um forte clarão amarelo, decidimos filmar e conseguimos registrar o rastro de luz passando rapidamente", afirmou Diego Oliveira, que viu o fenômeno próximo ao bairro Benfica.
Segundo Heliomárzio Moreira, coordenador do Observatório Astronômico do Colégio 7 de Setembro e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia (Gepac) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), o evento observado trata-se de uma chuva de meteoros Orionídeos, comumente observado neste período do ano.
"Nesta época, temos uma máxima de chuva de meteoros em função do cometa Halley, que passou em 1985 nas proximidades do Sol. Neste período do ano, a Terra passa próximo a esses fragmentos deixados pelo Halley. A radiante, ou seja, o ponto do céu em que podemos ver esses objetos, é a constelação de Orion, que conhecemos popularmente como Três Marias", explica Heliomárzio Moreira.

Dermeval Carneiro, físico-astrônomo e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, complementa a informação. "A pressão do vento solar aquece e rochas se desprendem, formando uma nuvem de detritos que caem na atmosfera. O fenômeno, segundo o astrônomo, traz rastros de luzes do céu e tem origem no interior da constelação de Orion, ponto de onde os detritos são irradiados, devido aos restos do cometa Halley", ressalta.
Ainda de acordo com Heliomárzio Moreira, o período em que é possível observar tais objetos cósmicos no céu é entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro. "O pico desses eventos é justamente no dia 21, ou seja, hoje será o melhor momento para observar esse fenômeno. A constelação de Orion deve aparecer por volta da meia noite no lado do nascente do Sol. É possível ver a olho nu, entretanto, a poluição em Fortaleza dificulta a observação", informa.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7833557312936935389

Nenhum comentário: