Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

FORTALEZA-CE: DUPLA QUE MATOU PADRE AGUARDA JULGAMENTO.

Latrocínio
Emerson Rodrigues / Levi de Freitas
Ednardo Alves dos Santos, 23, o ´Tinardo´, está detido e Réris Silva dos Santos, 21, escapou do presídio e está foragido. (Foto: Diário do Nordeste)
Já se passou um ano e três meses desde que o padre Elvis Marcelino de Lima, então com 47 anos, foi vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte) nas proximidades do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. Os dois acusados do crime, os irmãos Réris Silva dos Santos, 21; e Ednardo Alves dos Santos, 23, o ´Tinardo´, ainda aguardam julgamento. Réris, inclusive, fugiu da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II, no último dia 4 de abril e é procurado pela Justiça.

Noite de 13 de julho de 2013. O padre Elvis Marcelino de Lima, então com 47 anos, saía de uma apresentação de quadrilhas nas proximidades do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. O passeio, entretanto, não teria volta.

O sacerdote foi uma das pessoas ´filmadas´ pelos ladrões, como eles confessaram aos policiais depois da prisão. Padre Elvis foi o escolhido pelos assaltantes naquela noite. Ao aproximar-se do carro, foi abordado pelos irmãos Réris e ´Tinardo´.

Segundo testemunhas, o padre relutou a obedecer a ordem de entrar no veículo, temendo ser vítima de sequestro-relâmpago. Entregar R$ 250,00 aos assaltantes foi um dos seus últimos atos. Em seguida, foi atingido com um tiro nas costas e morreu no local.
O padre Elvis Marcelino de Lima, que era diretor do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, foi assassinado com um tiro nas costas. (Foto: Diário do Nordeste)

Investigação


Com a notícia do crime, uma equipe da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada e começou a investigar o caso. Testemunhas declinaram o apelido de um dos acusados para os policiais ainda no local do crime. Ao ouvir que ´Tinardo´ seria um dos executores do padre, os inspetores e delegados da DHPP passaram a fazer buscas nos locais aonde eles eram vistos com frequência.


Um deles era próximo de onde eles roubaram e mataram o padre, uma espécie de ponto de apoio da dupla, após os assaltos que eles praticavam na região, principalmente, nos fins de semana. A dupla, que morava no Distrito de Camará, no município de Aquiraz, foi procurada também na residência dos pais, mas não foi encontrada. Os irmãos Réris e Ednardo foram presos menos de dois dias depois do crime por policiais da DHPP e confessaram o crime. Disseram também que, após roubar e matar o padre, foram "comemorar" os assaltos em uma festa de forró no município de Eusébio. Segundo a Polícia, ´Tinardo´ foi preso na localidade de Pedras, em Messejana, perto do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na BR-116.

Réris acabou detido a caminho da DHPP, onde tinha marcado encontro com um advogado. Ele confessou aos policiais ter atirado, mas disse que não quis atingir a vítima. Confirmou, ainda, que depois de tomar um segundo veículo de assalto, se desfez da arma utilizada para matar o padre Elvis, na Avenida Dom Manuel, proximidades do Banco Central, onde o carro do sacerdote foi abandonado.

Processo

Após as confissões, os dois foram indiciados por latrocínio e depois denunciados, no dia 19 de agosto, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O Juízo da 16ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza aceitou a denúncia ofertada pelo MP.

No dia 26 de agosto último, Ednardo dos Santos foi ouvido pela Justiça. Na ocasião, o representante do MP requereu que seja oficiada a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) para que faça buscas objetivando recapturar Réris, que está foragido desde abril.

A Justiça também negou o pedido de relaxamento de prisão de Ednardo, em 8 de setembro. "Nestas condições, considerando o que dos autos consta, bem como o lúcido parecer Ministerial retro, hei por bem indeferir o pedido de relaxamento de prisão, por ainda permanecerem os motivos que autorizam a decretação da medida extrema, devendo-se, por isso, o mesmo permanecer enclausurado na prisão onde se encontra, até ulterior deliberação da Justiça, a fim de que produza seus jurídicos e regulares efeitos", afirmou o Juízo da 16ª Vara Criminal. No início de setembro também, as partes apresentaram alegações finais e o processo está concluso para sentença desde o último dia 19.

Fonte: Diário do Nordeste
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=5473961378050174710

Nenhum comentário: