Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MULHER VENDEM NA INTERNET LEITE RECEBIDO EM PROGRAMA SOCIAL.

Produção da TV TEM acompanhou por 30 dias o esquema ilegal em Bauru. 

Uma das mães foi detida e vai responder pelo crime em liberdade. 

Do G1 Bauru e Marília/CBM
A prefeitura de Bauru (SP) vai avaliar os desvios do programa de nutrição e suplementação alimentar, que fornece leite de alto custo a crianças e adolescentes em condições especiais.
Na sexta-feira (10) a mãe de um dos beneficiados foi detida em flagrante quando comercializava as latas recebidas gratuitamente. A produção do TEM Notícias vinha acompanhando há um mês a compra e venda ilegal do leite.
A venda clandestina é feita pela internet. Nas redes sociais, as mães oferecem o leite especial pela metade do preço. Para comprar, basta entrar em contato com as vendedoras. Por telefone, a mulher explica que vende as latas porque o filho não precisa mais do leite especial.

Venda ilegal é feita pela internet nas redes sociais  (Foto: Reprodução / TV TEM)Venda ilegal é feita pela internet nas redes sociais
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Mãe vendedora: Eu tava fazendo tratamento com ele, mas como ele já tá maior, está com sete meses, a médica mandou parar, mas como eu tenho receita durante um ano, eu falei não vou perder.
E faz até promoção para vender o produto.
Mãe vendedora: então, você paga 11 e eu te dou uma.
Outra mãe também diz ter um estoque para vender:
Mãe: Hoje eu peguei mais.
Produtora do TEM Notícias: Quantas latas você tem?
Mãe: Eu tenho quinze
Produtora do TEM Notícias comprou uma das latas negociadas na internet  (Foto: Reprodução / TV TEM)Produtora do TEM Notícias comprou uma das latas
negociadas na internet (Foto: Reprodução / TV TEM)
Com uma câmera escondida, a reportagem da TV TEM a venda ilegal também em bairros da periferia. Em uma das casas a entrega foi feita por uma criança. Uma mulher apareceu com um bebê no colo, mas diz que não é ela quem está vendendo o leite e que também não é a mãe da criança. Sem saber que está sendo filmada, a mulher confirma que o leite é da criança que está no colo dela:
Produtora: O leite é dele?
Mulher: É
Produtora: Que lindo, quanto tempo ele tem?
Mulher: 1 ano
Produtora: Ele não tá tomando?
Mulher: Nem sei, eu só vim olhar, as crianças pra ela.
Outra mãe diz que vai vender as latas de leite para comprar outras coisas para a criança.
Mãe: Tenho 12 latas, 12 não, 11 latas.
Produtora: você vai vender tudo?
Mulher: Vou, porque assim dá pra eu comprar fralda, as coisas que ela come.
Uma das mães foi detida quando negociava 11 latas de leite  (Foto: Reprodução / TV TEM)Uma das mães foi detida quando negociava 11 latas de leite (Foto: Reprodução / TV TEM)
Na última sexta-feira (10), uma dona de casa que tem uma filha de 11 meses beneficiada pelo programa foi detida enquanto negociava 12 latas do leite de alto custo que, segundo a prefeitura, ela pegou no último dia 30 de setembro para alimentar a criança. Mas por R$ 220 vendeu quase todas as latas que recebeu. A polícia acompanhou toda a negociação e a mulher foi detida e levada para a delegacia.
Só em Bauru, mais de 1700 crianças, que nasceram ou estão abaixo do peso, deveriam ser beneficiadas com o programa de distribuição de leite da prefeitura. Por mês, quase 23 mil latas de leite especial são distribuídas de graça para as famílias. Segundo a polícia, quem vende e quem compra estão cometendo crime.
Leites de alto custo são distribuídos por programa social da prefeitura  (Foto: Reprodução / TV TEM)Leites de alto custo são distribuídos por programa
social da prefeitura (Foto: Reprodução / TV TEM)
"As pessoas que tenham essas latas de leite em depósito em suas residências façam a restituição para a municipalidade, pois, caso contrário, poderão ser autuadas em flagrante pelo crime de apropriação indébita. E quem adquirir esse produto de terceiro, sabendo que a origem é ilícita também pode ser preso pelo crime de receptação”, explica o delegado Kléber Granja.
A mãe que foi detida prestou depoimento à polícia e vai responder a processo em liberdade. Em nota, a prefeitura informou que a entrega de leite especial é feita mediante ao cumprimento de exigências do programa para crianças que necessitem de acompanhamento nutricional. A prefeitura reforçou ainda que vai acionar os órgãos competentes para as providências legais.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=253088091191195250

Nenhum comentário: