Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SÓ FALTAM TRÊS PASSOS.

SÉRIE B
FONTE/CBM

Para conseguir o tão sonhado acesso à elite nacional, time do Ceará só depende de si para o centenário ser completo

Image-0-Artigo-1742502-1
Treinador Paulo César Gusmão comemora com o volante João Marcos,´ a vitória sobre o Vasco, no último sábado, no Castelão, que levou a equipe alvinegra à quarta colocação do Campeonato
FOTO: JOSÉ LEOMAR
jog 4
jog 3
No dia 16 de setembro, o Ceará empatava com o time do Paraná, por 0 a 0, e deixava o G4. O início de uma oscilação, em que perdeu a liderança da Série B do Brasileiro, se tornava uma queda de rendimento, que maltratou dirigentes, jogadores e a torcida por 12 rodadas.
Exatos 2 meses depois, o Ceará conseguiu retomar o posto de estar entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro. Se as derrotas para Joinville, Icasa, Santa Cruz e Boa Esporte mostravam um time incapaz, diante do Vasco, dono da maior folha salarial do Campeonato, a equipe alvinegra conseguiu convencer àqueles que já tinham jogado a toalha de que é possível, sim, acreditar no acesso.
"Foi uma vitória de resgate de tudo. Da autoestima, de pontuar na tabela, de confiança, de voltar ao G4 e do apoio da torcida. Queremos que o torcedor jogue conosco nessa reta final", disse o técnico Paulo César Gusmão.
E para conquistar o tão sonhado retorno á elite do futebol brasileiro, não é necessário mais depender de ninguém. Basta aos comandados de PC vencerem as próximas três partidas que terão pela frente: ABC (amanhã, em Natal), Portuguesa (sábado, no Castelão) e Luverdense (no outro sábado, em Cuiabá).
Na teoria, nada capaz de provocar arrepios ou achar que é impossível. O time potiguar luta contra o rebaixamento, a Lusa já caiu e o Luverdense não aspira mais nada na Competição. O problema é justamente esse. A situação remete a lembrar de 2013.
Na última rodada, o Vovô precisava apenas ganhar do time misto do Joinville, que só cumpria tabela, para garantir o acesso, mas o final todos já sabem.
O aprendizado do ano passado talvez seja para o atual grupo alvinegro a chave para não cometer os mesmos erros. "Temos de manter os pés no chão. Não conquistamos nada. Foi uma grande vitória e graças a Deus, agora só dependemos de nós. Com humildade e respeitando os adversários, vamos em busca desse acesso", declarou o zagueiro Diego Ivo, em entrevista, após o triunfo em cima do Vasco.
Para o treinador alvinegro, falta pouco, mas é preciso ir com calma e paciência. "É uma contagem regressiva. Mas temos de ver etapa por etapa. Primeiro o ABC. Vamos estudar muito o time deles. Segunda, terça-feira, antes do jogo, para entrarmos forte em busca dessa vitória", afirmou o treinador PC Gusmão.

Time não terá desfalques diante do ABC
A primeira das três decisões que o Ceará vai ter pela frente para conquistar o retorno à Série A do Brasileiro é contra o ABC. A partida já é amanhã, às 20h50 (horário cearense), na Arena Dunas.
E depois de 29 jogos consecutivos, o time alvinegro poderá, enfim, ser repetido. Será apenas a segunda vez nesta Série B, que o Ceará vai escalar por duas vezes seguidas a mesma equipe. Nenhum jogador saiu machucado ou foi suspenso, após a vitória sobre o Vasco, no sábado.
O técnico PC Gusmão celebrou o fato de não ter desfalques. "Eu acho que quando você consegue compactar a equipe, consegue juntar a marcação, na transição, e os jogadores ficam mais próximos, não é necessário fazer tanta falta e não levar cartão. E nós estamos trabalhando muito isso, para evitar esse cartão e ficar alguém suspenso. E nós não podemos perder ninguém nessa reta final. Nós temos de encontrar uma formação, e vamos procurar manter essa formação até a última partida", declarou o treinador alvinegro.
Esse encurtamento de espaços foi comemorado, não só pelo técnico, mas também pelos jogadores. "Se nós continuarmos com essa pegada, com essa marcação, que fizemos contra o Vasco será muito importante para conquistarmos o nosso objetivo", disse o zagueiro Diego Ivo.

Defesa volta a se tornar ponto forte
Considerado até pouco tempo o melhor ataque do Brasil, o Ceará era só elogios para o setor ofensivo e preocupação para a defesa. A zaga alvinegra padeceu por um bom período em que não conseguiu contar nem com Sandro, nem com Diego Ivo, quando ambos se machucaram. Se não bastasse, o esquema adotado pelo ex-técnico Sérgio Soares privilegiava o ataque, e o Ceará atuava com apenas um volante de ofício, no caso, João Marcos.
Com a chegada de Paulo César Gusmão, adepto de um padrão mais compacto, a zaga do Ceará, enfim, se recuperou. Pela primeira vez na atual Série B do Brasileiro, os alvinegros passaram duas rodadas sem tomar gols. Diante do Atlético/GO, empate sem gols, e, no sábado passado, na vitória sobre o Vasco.
Com ótima atuação dos volantes Michel e João Marcos e da dupla de zaga Diego Ivo e Sandro, o triunfo por 2 a 0 em cima dos cariocas mostrou que o setor virou outra vez referência. "O PC foi fundamental. Ele pediu um poder de marcação muito forte. Nós não podíamos deixar o Vasco respirar. Procuramos marcar forte e quando tivéssemos a chance aproveitar e fazer o gol", declarou o zagueiro Diego Ivo, que abriu o placar ante o Vasco.
Mário Kempes
Editor assistente
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=2040257329940433103

Nenhum comentário: