Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

ARACATI-CE RECEBE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO.

CENTRO HISTÓRICO
fonte:dr/cbm
Image-0-Artigo-1766602-1
As calçadas e passeios ganharam piso em bloquete intertravado de concreto; as praças e avenidas, jardineiras e canteiros centrais
FOTO: FARLEY VASCONCELOS DE SOUSA
Aracati Uma das cidades com o maior conjunto de belezas naturais e de edificações antigas do litoral do Ceará, esta cidades teve a obra de requalificação do seu Centro Histórico inaugurada. A intervenção, de responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), foi entregue ontem, às 10h, na Praça dos Maristas, pelo secretário do Turismo, Bismarck Maia.
O investimento, de R$ 14.382.168,57, oriundo do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-CE), financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), beneficia a área central da Cidade, que recebeu novas calçadas e pavimentos de ruas; mobiliário urbano (bancos, lixeiras, entre outros itens); além de reformas de três praças - do Marista, da Matriz e dos Prazeres - e criação de uma via paisagística, às margens do Rio Jaguaribe. Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o Projeto do Complexo Turístico-Paisagístico do Centro Histórico de Aracati "cria uma ambiência atrativa na sede do Município, gerando emprego e renda para a população local, aumenta o tempo de permanência dos turistas e a atratividade do polo turístico de Canoa Quebrada".

Bismarck lembra que esse empreendimento é realizado em conjunto com outros já executados pela Setur, como o Aeroporto Dragão do Mar e a duplicação da CE-040 (já concluída até Beberibe, em obras no trecho Beberibe/Paripueira e Paripueira/Aracati programado para iniciar em 2015), e o hangar de manutenção de jatos executivos da TAM. "São obras capazes de impulsionar o fluxo turístico da região e torná-la uma das mais atraentes do Brasil, agregando o turismo cultural e histórico ao de lazer, já consolidado".
Acessibilidade
Os projetos arquitetônicos consideraram as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois a área é tombada; qualidade ambiental urbana e de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção. As calçadas e passeios vão ganharam piso em bloquete intertravado de concreto; as praças e avenidas, jardineiras e canteiros centrais com paisagismo de espécies locais e bancos de madeira.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1151609262418389551

Nenhum comentário: