Powered By Blogger

sábado, 27 de dezembro de 2014

SABOEIRO-CE GANHARÁ ESTÁTUA.

NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO

Image-0-Artigo-1767436-1

Quem passa pela CE 371, que dá acesso à Cidade, de longe avista a construção da estátua, no ateliê do escultor Pedro Pereira de Souza
FOTO: VANDEMBERG BELÉM
Saboeiro Católicos desta cidade, na região dos Inhamuns, vivem a expectativa da inauguração da estátua de Nossa Senhora da Purificação, padroeira do município. A escultura terá 15 metros de altura e está em construção. A previsão é que seja inaugurada no início da festa religiosa, em fevereiro de 2015. A imagem começou a ser feita há dois anos, pelo artista plástico Pedro Pereira de Souza, no sítio Barra I, na zona rural do município.
Quem passa pela CE-371, que dá acesso à Cidade, de longe avista a construção da estátua, no ateliê do escultor Pedro Pereira de Souza. A peça foi iniciada pela cabeça. O artista trabalha em outras peças que vão compor a imagem. O projeto prevê que, em um dos braços da santa, ficará a imagem do Menino Jesus, de seis metros de altura.
O ateliê, localizado em pleno sertão, em meio à Caatinga, transformou a paisagem local e desperta a atenção de moradores e visitantes. As peças são produzidas em fibra de vidro. O artista plástico trabalha ao mesmo tempo para o projeto local da imagem da padroeira e atende a contrato com uma empresa de São Paulo que adquire imagens sacras de tamanhos variados para revenda em lojas especializadas em artigos católicos, em todo o Brasil.
O escultor, acostumado a criar obras de grande porte, encara esse desafio com uma satisfação especial. "Isso é um projeto de muitos anos de cogitações, mas, há cerca de dois anos, comecei a construção da imagem", disse. "Para mim, esse trabalho é especial, porque estou fazendo a obra para minha Cidade". O artista plástico faz questão de lembrar: "Eu não sou santeiro, sou escultor".
As imagens sacras, entretanto, tornaram-se referência no ateliê de Pedro de Souza. "Já fiz imagens para vários Estados do País e alguns trabalhos para o exterior". Em todo o Brasil há localidades com forte expressão de religiosidade popular e há demanda por esculturas sacras. O escultor aprendeu a arte e desenvolveu seus trabalhos nos Estados do Paraná e São Paulo.
Há cinco anos, o artista plástico decidiu voltar a morar em sua terra natal e abriu o ateliê, que conta com o trabalho de familiares e de moradores, que também estão aprendendo a arte de criar e pintar as esculturas feitas por Pedro Souza. Há um trabalho coletivo e de envolvimento da comunidade local, no ensinamento de técnicas de escultura.
A imagem da padroeira, Nossa Senhora da Purificação, será instalada no Morro da Paz. No local, está em andamento a construção da base que vai receber a imagem. Lanchonete, lojinhas e banheiros já estão prontos. O espaço também vai receber obra de urbanização e um sistema de iluminação especial previsto no projeto.
O objetivo do prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, é transformar a área em um centro de atração de peregrinos, devotos, ofertando mais uma rota de turismo religioso no Interior.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Saboeiro, Marcos Melo, o local de instalação da imagem da santa padroeira, em um morro, foi escolhido estrategicamente pela visão privilegiada de toda Cidade, além de já ser um local antigo de peregrinações de católicos locais. A obra está orçada em torno de R$ 850 mil e integra o projeto da Prefeitura. A expectativa é que seja entregue antes da próxima festa da padroeira, no dia 2 de fevereiro de 2015.
Para o pároco da Cidade, Francisco Glebson Evangelista, a construção da imagem vem se somar com a vocação natural dos moradores, que são fortes devotos da santa padroeira. "O novenário em louvor à santa é bem participativo", frisou. "Os devotos assistem às celebrações com fé e entusiasmo, renovando a cada ano a devoção a Jesus e à padroeira, Maria Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Purificação". A ordem de serviço para as obras de infraestruturas no Morro da Paz foi assinada pelo prefeito Marcondes Ferraz, em janeiro de 2012, por ocasião da abertura dos festejos religiosos em louvor à padroeira.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=497449444570589021

Nenhum comentário: