Powered By Blogger

domingo, 11 de janeiro de 2015

AMAPÁ LIDERA RANKING DE ESTADOS COM MAIS CASOS DE CHIKUNGUNYA.


Foram registrados mais de mil diagnósticos positivos em seis meses.
Balanço de 2014 foi divulgado por Ministério da Saúde.

Do G1 AP
Autoridades locais confirmam epidemia da doença no município (Foto: Cassio Albuquerque/G1)Autoridades locais confirmam epidemia da
doença no município de Oiapoque
(Foto: Cassio Albuquerque/G1)
O Amapá registrou 1.251 casos de pessoas infectadas pela febre chikungunya em pouco mais de seis meses em 2014. O primeiro diagnóstico da doença ocorreu em julho do mesmo ano. Os registros estão concentrados em apenas três municípios, segundo a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (CVS). O número deixou o estado no topo do ranking no país. Os dados são do Ministério da Saúde.
O município com maior incidência foi Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, onde foram registrados 1.231 casos. O município faz divisa com a Guiana Francesa, país que enfrenta epidemia da doença.
O segundo município com mais registros é Macapá, com 18 casos. Santana teve apenas dois. Em ambas as cidades os casos da doença são "importados", ou seja, foram diagnosticados em pacientes que contraíram o vírus em outras regiões, conforme repassado pela CVS.

O primeiro caso da doença no Amapá foi diagnosticado em 31 de julho em um menino francês de 13 anos. O adolescente apresentava sintomas da doença desde o início do referido mês, quando chegou ao Amapá para passar férias. O exame foi realizado pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.
A gravidade no índice da doença no Amapá levou a prefeitura de Oiapoque a decretar situação de emergência em setembro por causa das ocorrências de chikungunya na cidade de 20,5 mil habitantes (Censo 2010). O município foi o primeiro a registrar casos de infectação interna no país.

Nenhum comentário: