Powered By Blogger

domingo, 11 de janeiro de 2015

EM BRASÍLIA-DF PROFESSORA DE 48 ANOS FAZ 2ª- FASE DA OAB PARA 'MUDAR DE PROFISSÃO'.


Ela diz que começou a estudar para concurso e 'se apaixonou pelo direito'.
Resultado sai no dia 3; no país, mais de 70 mil fazem prova neste domingo.

Do G1 DF
Professora de educação física Mônica Caldeira, 48 anos, faz a segunda fase do Exame da OAB em busca de uma 'nova profissão' (Foto: Mateus Rodrigues/G1)Professora de educação física Mônica Caldeira, 48 anos, faz a segunda fase do Exame da OAB em busca de uma 'nova profissão' (Foto: Mateus Rodrigues/G1)
Os portões se fecharam às 13h, mas a professora de educação física Mônica Caldeira, 48 anos, chegou com quase uma hora de antecedência para a segunda fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, neste domingo (11), em uma faculdade particular do Distrito Federal.
Com colação de grau marcada para março, ela se dizia confiante para concluir o curso já com a licença para atuar como advogada. "É a segunda vez que faço essa etapa da prova. Fiz um cursinho virtual no semestre passado, mais para pegar a estrutura do Exame. Como já estudo para concurso, a matéria está bem fresca na memória", disse.
Foi na sala de cursinho para concursos que a professora encontrou o caminho para a nova profissão. "Fiz o caminho contrário. Todos os meus colegas se formaram em direito e foram para o concurso público. Eu fui como professora e agora estou me formando em direito", diz Mônica.
Com o Vade Mecum e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em mãos, a professora conta que não foi aprovada no exame anterior por um "erro de logística". "Minha peça ficou muito extensa e, quando vi, tinha invadido a folha de resposta das questões. Com isso, o texto foi anulado e reprovei. Foi chato, mas vou prestar mais atenção dessa vez", diz.

Material de consulta para o Exame da Ordem Unificado; as marcações indicam conceitos-chave usados para fundamentar as respostas (Foto: Mateus Rodrigues/G1)Material de consulta para o Exame da OAB
(Foto: Mateus Rodrigues/G1)
A prova prático-profissional é composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Os candidatos podem usar material de consulta para fundamentar as respostas. Nos materiais levados por Mônica, clipes e marcadores de texto formavam um arco-íris entre as páginas, para facilitar o acesso aos principais conceitos. "Os livros ajudam, mas só para quem estudou. Se você não souber onde consultar, acaba perdendo muito tempo".
A segunda fase do Exame Unificado da Ordem é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
Preparação
Assim como Mônica, a maior parte dos candidatos ao Exame chegaram cedo, pouco depois das 12h. Recém-formado, o estudante Tiago Batista, 28 anos, tenta a segunda fase da prova pela primeira vez e escolheu o direito penal como área de interesse. "É o preferido do pessoal durante o curso, acredito. Gosto muito da área e pretendo seguir carreira na advocacia", diz.
Para ele, a maior dificuldade é identificar o tipo de peça profissional requisitada pela prova. "Eles dão uma situação e você precisa reconhecer se é para redigir um habeas corpus, uma apelação, um agravo. É o mais complicado, porque se você identifica errado, não adianta escrever um bom texto", explica.
Estacionamento
Com pilhas de textos jurídicos em mãos, parte dos aspirantes à carteirinha da OAB chegaram ao local infringindo regras de trânsito. O canteiro central da via W5, em frente à faculdade, se transformou em um grande estacionamento improvisado. A prática, segundo os estudantes, se tornou comum em provas de concurso na capital.
"A gente sabe que não pode, mas também não dá para depender do transporte público dessa cidade. O pessoal acaba estacionando na frente mesmo, nos canteiros, com medo de esperar ônibus e perder a hora", diz Samuel Campos, de 32 anos. Ele mora em Taguatinga, a cerca de 30 quilômetros do local de prova. "Da outra vez, vim de ônibus e quase não chego a tempo. Hoje, resolvi não arriscar, mas a gente tem medo de ser multado aí", afirma.
Gramado e meio-fio em frente a faculdade particular na Asa Norte, em Brasília, viram estacionamento improvisado durante Exame da Ordem neste domingo (11) (Foto: Mateus Rodrigues/G1)Gramado e meio-fio em frente a faculdade particular na Asa Norte, em Brasília, viram estacionamento improvisado durante Exame da Ordem neste domingo (11) (Foto: Mateus Rodrigues/G1)
Exame
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplica neste domingo (11), às 13 horas (horário de Brasília), a segunda fase do XIV Exame de Ordem Unificado em todo país. A prova tem duração de cinco horas.
Mais de 70 mil candidatos estão aptos a fazer a prova, entre aqueles que foram aprovados na primeira fase do XV Exame e os que solicitaram reaproveitamento da 1ª fase do XIV Exame.
Os padrões de respostas serão divulgados na noite deste domingo no site oab.fgv.br.
O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
O resultado preliminar na segunda fase será divulgado no dia 3 de fevereiro, e o final, após a apreciação de recursos, no dia 24 de fevereiro.

Nenhum comentário: