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terça-feira, 24 de março de 2015

ESCREVENDO O GÊNERO ROTEIRO EM SALA DE AULA.

Professor, escrever o gênero roteiro em sala de aula pode ser uma atividade interessante e estimuladora para os alunos do Ensino Médio.A proposta de aula sobre a criação de um roteiro fortalece o trabalho em grupo, estimulando a criatividade e os conhecimentos linguísticos dos alunos 

A proposta de aula sobre a criação de um roteiro fortalece o trabalho em grupo, estimulando a criatividade e os conhecimentos linguísticos dos alunos

Professor, trabalhar os diversos gêneros textuais pode ser uma atividade riquíssima para ser desenvolvida com os alunos. Quando contemplamos os vários textos, damos aos alunos a oportunidade de entrar em contato com diferenças linguísticas, composicionais e estilísticas peculiares de cada gênero. Pensando nisso, o Canal do Educador traz uma sugestão de aula sobre o gênero textual roteiro, tipo de composição que, infelizmente, não é muito abordado nas aulas de língua portuguesa.
Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula:
Professor, os principais objetivos da nossa proposta de aula sobre roteiros são:
→ Abordar as especificidades do gênero roteiro, entre elas suas características composicionais, estilísticas e temáticas;
→ Mostrar para os alunos as funções do gênero roteiro, sua função e em quais situações ele deverá ser o gênero textual escolhido;
→ Mostrar aos alunos o roteiro de um filme e pedir que comparem com as cenas;
→ Produzir um curta-metragem cujo tema deverá ser decidido em consenso com a turma.
Sugerimos que a sugestão de aula sobre roteiros seja apresentada para os alunos do Ensino Médio, que deverão ter sido previamente apresentados aos gêneros e tipos textuais. Nessa fase,
os alunos também demonstram bastante intimidade com recursos audiovisuais, habilidade que facilitará na edição do vídeo do curta-metragem. Provavelmente eles ficarão empolgados com a ideia de gravarem um curta-metragem, mas é preciso observar que, antes do trabalho de produção e gravação das cenas, existe um outro trabalho, que é a fase de produção do roteiro.
A turma deverá colaborar com ideias, orientados por você, professor. Esse deve ser um trabalho totalmente autoral, que contará com a participação de todos os alunos envolvidos no processo. Passe para os alunos algumas dicas importantes que facilitarão a escrita do roteiro:
 Pesquise sobre o tema: Quanto mais você souber sobre o assunto, mais fácil será desenvolver o roteiro;
 Organize os assuntos escolhidos: Cabe a você escolher qual é o assunto mais importante, ou seja, aquele que deverá ser o fio condutor da narrativa, tomando assim mais tempo no vídeo;
 Cuidado com a linguagem: O roteiro precisa ser explicativo, isto é, não precisa usar uma linguagem rebuscada, cheia de termos difíceis. Pense que a principal intenção é explicar como as cenas deverão ser rodadas, por isso é importante que você seja direto e claro;
 Aproveite seu tempo: Cuidado para não produzir mais material do que aquele que realmente será utilizado, assim você pode evitar a tentação de inserir excesso de informações em seu vídeo.
Professor, a atividade pode tomar cerca de 8 a 10 aulas, mas o resultado certamente será incrível! Quando o curta-metragem estiver concluído, o trabalho dos alunos poderá ser apresentado em uma mostra ou feira cultural da escola. Ao desenvolvermos a proposta, temos a oportunidade de fortalecer a importância do trabalho em equipe e as discussões coletivas que dele surgem, bem como revisar a importância e aplicabilidade dos gêneros textuais. Antes de iniciar a atividade, verifique a disponibilidade de recursos como câmera para a gravação do vídeo, um projetor e também computadores conectados à internet. Boa aula!

Por Luana Castro
Graduada em Letras
Fonte:Brasil Escola/CBM

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