Powered By Blogger

sábado, 28 de março de 2015

MORADORES TERÃO DESCONTOS.

Image-0-Artigo-1820744-1

Morar onde muitos sonham em passar férias é um privilégio para poucos. Mas não adianta apenas viver próximo, é preciso ter a chance de desfrutar das belezas que estes lugares podem oferecer. Pois esta é a realidade de muitos moradores dos 14 municípios que fazem parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que integra os atrativos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.
Essa rota que atrai cada vez mais turistas de todo o Brasil e de outros países, ainda é desconhecida de muitos moradores do seu próprio território.
Diante deste cenário é que o Sebrae dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí resolveram traçar duas estratégias, com o objetivo de envolver a comunidade local.
A primeira foi a realização do Salão de Turismo para apresentar o roteiro aos três estados envolvidos. O Salão já está em sua terceira edição, que, neste ano, será realizada nos dias 25 a 27 de junho, em Jericoacoara.
A segunda é o Programa Comunidade na Rota das Emoções, desenvolvido em parceria com os empresários dos municípios envolvidos na rota. "O objetivo do programa é incentivar os moradores do território a conhecer o nosso roteiro turístico integrado, pois a gente percebeu que eles não conheciam o roteiro", afirmou Suilany Teixeira, gestora local do Projeto Rota das Emoções.
A iniciativa é destinada aos moradores dos 14 municípios que compõem a Rota das Emoções e é válida no período de março a maio deste ano. Pelo programa, as empresas que se interessaram em participar adotam uma política de desconto, incentivando a comercialização de seus produtos e serviços.
Ao todo são 106 estabelecimentos participantes, entre hotéis, pousadas, restaurantes, agências de viagens e promotoras de passeios e atividades. Sendo 52 no Ceará, 14 empresas no Maranhão e 40 no Piauí.
De acordo com Suilany Teixeira, a forma de participação foi definida pelos próprios empresários que assinaram o termo de adesão ao programa. Estes estabelecimentos estão oferecendo descontos em seus serviços ou concedendo brindes a estes turistas. Os abatimentos de preço são destinados aos moradores destes municípios, suas esposas ou maridos e filhos, não contemplando outros parentes que não comprovem residência.
Cartilha
Segundo a gestora do local do projeto, neste momento o Sebrae dos estados que integram a Rota da Emoções estão realizando um trabalho de divulgação destes benefícios em cada um dos municípios envolvidos. Para isso, foi elaborada uma cartilha com informações da rota e das empresas participantes, que estão sendo distribuídas em pontos de circulação de pessoas, como hotéis, supermercados, restaurantes, entre outros.
O roteiro
Iniciado em 2005 como projeto pioneiro no País, a Rota das Emoções conseguiu reunir atrativos relevantes para o turismo nacional e internacional, como os "Lençóis Maranhense", o "Delta de Parnaíba" e a "Praia de Jericoacoara". A iniciativa é fruto da ação articulada do Sebrae do Ceará, Piauí e Maranhão, do Ministério do Turismo, de governos estaduais e do trade turístico. Entre os resultados alcançados nestes dez anos, estão a legalização de 80% dos negócios envolvidos no projeto, a ampliação para sete dias da taxa média de permanência dos turistas - mais que o dobro dos três dias antes registrados - e a geração de recursos da ordem de R$ 219 milhões a partir do fluxo turístico via agências de viagem.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: