Powered By Blogger

sábado, 28 de março de 2015

SAÚDE: OBESIDADE INFANTIL PODE COMEÇAR NO LANCHE DA ESCOLA.

                                                        Imagem reprodução
Você olha para uma criança gordinha e acha linda. E realmente é, mas essa característica pode trazer sérias complicações para a vida dela. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, revelam que 47,6% das crianças entre 5 e 9 anos estão obesas ou com sobrepeso. E esse problema pode começar na escola, quando as crianças geralmente lancham refrigerantes, salgados, massas e outras frituras. Pelo menos é o que dizem os especialistas, que fazem alerta para os pais sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada para os filhos, de preferência, orientada por nutricionista. 
Diversos fatores podem provocar o sobrepeso e a obesidade. Entre eles, maus hábitos alimentares e o sedentarismo. Muitos pais não procuram saber o que os filhos comem na escola ou durante as atividades extra classe na rua. As consequências vêm a longo prazo. O risco de desenvolver transtornos na adolescência é um exemplo claro. Sem falar da baixa autoestima que acaba prejudicando o convívio com as outras crianças. Só que muita gente ignora porque acha que crianças não sofrem de hipertensão ou de problemas cardiovasculares. O ideal seria a criança levar o lanche de casa, pois além de garantir uma alimentação mais saudável (frutas, sucos, alguns tipos de biscoitos, etc), essa atitude ainda levaria a uma significante economia no final do mês.

MONTE UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL (Fonte: Diário da Manhã)
- Cuidado com o sódio, corantes e conservantes presentes em produtos chamativos aos olhos das crianças. Estes, além de desencadear doenças que até então são consideradas de adultos (hipertensão, dislipidemia e alteração nos níveis de colesterol), podem também provocar alergias.
- Atenção às propagandas que mostram alimentos coloridos que prometem vitaminas e minerais como substitutos de uma alimentação saudável e na-tural, nem sempre eles prometem o que cumprem.
- Alguns alimentos considerados saudáveis nem sempre de fato são. Sucos de caixinha, por exemplo, contêm quantidades excessivas de sódio, eles podem até ser práticos para levar na lancheira, porém, escondem perigo, porque, além do sódio, possuem açúcares e conservantes.
- O grande aliado na busca por um lanche adequado é a leitura dos rótulos para saber o que está sendo consumido e também a disposição em organizar com calma o lanche da criança.
- Priorize frutas, iogurtes naturais, biscoitos com poucos conservantes artificiais, etc.
Fonte:cidade Verde

Nenhum comentário: