Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2015

MACEIÓ, PRINCIPAL COMUNIDADE TURÍSTICA DE CAMOCIM-CE, ESTÁ SENDO ACOMETIDA POR LIXÃO.


Um lixão num terreno próximo as dunas do Maceió tem preocupado moradores e vários frequentadores daquela que é a principal comunidade de vocação turística de Camocim, a mais frequentada devido ao acesso e sua bela praia. Conforme apurou o blog, dentre vários problemas de natureza pública, a comunidade, assim como tantas do município, enfrenta o grave problema de irregularidade do serviço de coleta de lixo que, somando com a falta de consciência de preservação ambiental de moradores, tem resultado na criação de verdadeiros lixões que agridem brutalmente o meio ambiente.

O caso também pode ser considerado de saúde pública. A formação de lixões ou manutenção dos mesmos contraria a Lei 12.305/10 que defini os parâmetros básicos para coleta, reciclagem, destinação do lixo e conservação ambiental, mas que tem sido descumprida pelo município. Em agosto deste ano se encerra o prazo para que todos os municípios possam cumprir a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, criando aterros sanitários, caso contrário poderão pagar multas de até 50 milhões.

Alfinetada

Do jeito que andam "as coisas" na cidade, é bem capaz de culparem exclusivamente a comunidade, que não deixa de ter sua generosa parcela de culpa. Mas, se formos aprofundar um pouquinho a situação , podemos identificar que a culpa maior é do governo municipal, que não investe tempo e nem dinheiro e muito menos boa vontade para se fomentar uma politica comprometida em criar uma nova cultua de preservação do meio ambiente. Não tem existido estudo e nem olhar mais aprofundado na causa. Tudo tem ficado apenas no mero campo teórico, associado aos discursos políticos em tempos de campanha eleitoral.

Aproveitamos para lembar que a prefeitura de Camocim, governada pela prefeita Monica Aguiar, tem conseguido mostrar claramente incompetência na sua forma de administrar. E tem entrado na carona da crise mundial para justificar seu insucesso, porém, parece ignorar o fato de que foi eleita se insinuando competente, com técnicos capacitados para ajudar a gerir a máquina em suas diversas pastas, no entanto, diante da crise, as pastas apequenaram-se quando não deveriam, intensificando mais ainda a crise, e o resultado tem sido catastrófico, frustrador e gerador de um descrédito ao governo. O tempo está passando e até agora as cenas registradas pela população não tem sido as melhores, o lixo, no momento, para identificar o rumo pelo qual o governo Monica tem pretendido trilhar.
Fonte:RC/CBM

Nenhum comentário: