Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de junho de 2015

DESABAFO: "QUANDO CHEGUEI EM CAMOCIM, O QUE ERA SONHO TORNOU-SE FRUSTRAÇÃO".


Segue o relato de uma camocinense, que há quase uma década se "debandou" pro Sudeste em busca de emprego, seguindo a triste sina do camocinense, que abandona seu povo em busca de dias melhores.  O desabafo foi enviado ao blog via whatsApp. Segue o relato da mesma ao chegar em sua terra natal:

"Passei todos esses anos longe, com o coração partido, contando os dias e horas para retornar à minha cidade, de onde nunca deveria ter saído. Saí por necessidade. Saí por falta de opção, para dar o sustento de minha família.

Não me contive de felicidade quando, finalmente, consegui juntar um pé de meia durante esse período fora e perceber que poderia, enfim, voltar pra casa.

Quando cheguei em Camocim, o que era sonho tornou-se frustração. Não reconheci a cidade. Não acreditei no cenário que estava diante dos meus olhos. Uma cidade destruída. Era como se, ao ir embora, uma guerra tivesse sido iniciada e Camocim tivesse sido bombardeada impiedosamente. 

Andei por alguns ruas centrais, mais decepção. Comércio parado, lojas esvaziadas. Um verdadeiro deserto. Era difícil acreditar nesse caos que se tornou Camocim.

Sentei em uma praça, ainda meio atônita com o que estava vendo. 
Estava cabisbaixa, quando passou por mim uma pessoa que me reconheceu, e ao trocar algumas palavras com a mesma, perguntei o que havia acontecido com Camocim, mesmo já suspeitando qual seria a sua resposta.

Por fim, decidi me instalar em um município próximo, não queria mais ficar longe da terra e dos amigos que tanto amo e deixei por longos anos.

Lamento profundamente a situação em que minha amada cidade se encontra. 

Espero que dias melhores cheguem, e breve, pois dói muito, após tanto tempo longe, se deparar com uma cidade tão linda estar passando por essa : triste situação."

A reclamante pediu para ter seu nome em sigilo, para evitar qualquer tipo de perseguição politica.
Via: Revista Camocim

Nenhum comentário: