Powered By Blogger

domingo, 5 de julho de 2015

CHUVA NO GRANDE RECIFE E ZONA DA MATA VAI CONTINUAR NA MADRUGADA.


Previsão foi divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima.
Em Ipojuca, cidade onde mais choveu, até área interna da refinaria alagou.

Do G1 PE

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) avisa que a chuva deve continuar, na noite deste sábado (04) e madrugada de domingo (05), na Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. A previsão é de "tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada com intensidade fraca a moderada". Na Mata Sul, a meteorologia prevê "chuva rápida de forma isolada, com intensidade de moderada a forte".
O Gabinete Integrado de Proteção Civil, instituído pelo governo do estado nesta manhã, registrou 387 ocorrências nas últimas 10 horas, em todo o estado -- entre elas, deslizamentos de barreiras, solicitação de vistorias, cortes de árvores, pontos de alagamentos e quedas de muros. Ao todo, 16 cidades do Grande Recife e Zona da Mata acionaram suas defesas civis municipais.

Área interna da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, ficou alagada após as chuvas deste sábado (Foto: Reprodução / Enviada por Whatsapp)Área interna da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, ficou alagada após as chuvas deste sábado (Foto: Reprodução / Enviada por Whatsapp)
A cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas, segundo a Apac, continua sendo Ipojuca. Até as 19h, a Agência registrou um volume de 160mm no município. A Defesa Civil contabilizou 18 deslizamentos, 13 áreas inundadas e 5 famílias desabrigadas, que foram removidas para alojamentos municipais. O Rio Ipojuca transbordou.
Também em Ipojuca, um alagamento foi registrado em uma área interna da Refinaria Abreu e Lima. De acordo com a Petrobras, o empreendimento "opera normalmente, em conformidade com as diretrizes de segurança, meio ambiente e saúde que norteiam as ações da companhia. Algumas vias internas da refinaria foram temporariamente alagadas durante as chuvas, sem danos às pessoas, ao meio ambiente ou aos equipamentos".
Em Ribeirão, na Mata Sul, Rio Ipojuca transbordou (Foto: Luiz Fernando / WhatsApp)Em Ribeirão, na Mata Sul, Rio Ipojuca transbordou (Foto: Luiz Fernando / WhatsApp)
Recife: em 24 horas, chuva de 13 dias
No Recife, nas últimas 24 horas, um volume de chuvas registrado foi de 134mm, que seria o esperado para 13 dias do mês de julho. Diante da quantidade de precipitação ocorrida na capital, o prefeito Geraldo Julio declarou estado de alerta -- as prefeituras de Olinda, Jaboatão, Ipojuca,Moreno e São Lourenço da Mata também declararam situação de alerta.
A Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife registrou 139 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e pedidos de vistorias. As equipes encaminharam 31 famílias que vivem em áreas de morro e outras 220 que moram em áreas alagadas para casas de parentes e amigos. Ao todo, o grupo soma 1.255 pessoas. Um casal de idosos cuja casa na UR-7 foi condenada foi levado para o abrigo da Travessa do Gusmão, no centro do Recife.
A Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) registrou a queda de seis árvores, nos bairros da Jaqueira, Santo Amaro, Boa Viagem, Cordeiro e Paissandu (duas). Trinta  semáforos apresentaram problemas, dos quais 18 já operam normalmente. Outros 12 estão passando por manutenção.
Homem morre soterrado
Em São Lourenço da Mata, foi registrada uma morte, no fim da manhã deste sábado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem morreu e duas pessoas foram socorridas com vida por moradores, na Rua Santa Cruz, bairro da Várzea Fria. A Defesa Civil informou que três casas foram atingidas pelo deslizamento e sete estão interditadas, por conta do risco de novos acidentes. Segundo a prefeitura da cidade, foi primeiro óbito causado pelas chuvas, desde 2009.
Homem que morreu estava dentro de casa quando foi atingido pela barreira (Foto: Wagner Sarmento / TV Globo)Homem que morreu estava dentro de casa quando foi atingido pela barreira (Foto: Wagner Sarmento / TV Globo)

Internautas registram enorme alagamento no bairro de Casa Caiada, em Olinda (Foto: Reprodução / Enviada por Whatsapp)Internautas registram enorme alagamento no bairro de Casa Caiada, em Olinda (Foto: Reprodução / Enviada por Whatsapp)
Avenida Dois Rios, no Ibura, está alagada, mais uma vez (Foto: Reprodução / CTTU)Avenida Dois Rios, no Ibura, está alagada, mais uma vez (Foto: Reprodução / CTTU)
Bombeiros resgataram mulher e dois filhos em casa que desabou no Alto Santa Terezinha, no Recife (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Pernambuco)Bombeiros resgataram mulher e dois filhos em casa que desabou no Alto Santa Terezinha, no Recife (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Pernambuco).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=dashboard

Nenhum comentário: