Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TERREMOTO DE MAGNITUDE 8,3 SACODE REGIÃO CENTRAL DO CHILE E GERA ALERTA DE TSUNAMI.

Tremor foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos


Após o terremoto, população de Santiago aguarda nas ruas, fora das residências ( Foto: Reuters )
20:50 · 16.09.2015 / atualizado às 22:10 por Reuters
População em Valparaíso após o alerta de tsunami ( Foto: Reuters )
Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) disse que o epicentro do tremor foi a 232 quilômetros ao norte-noroeste da cidade costeira de Valparaíso ( Reprodução/ Twitter )
Um terremoto de magnitude 8,3 atingiu acosta do Chile nesta quarta-feira, sacodindo prédios na capital Santiago e gerando umalerta de tsunami no Chile e no Peru.
O governo chileno fez um apelo para que moradores deixem a região costeira. O prefeito de Illapel, localizada perto do epicentro do terremoto, disse que pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 15 ficaram feridas.
Testemunhas da Reuters disseram que o tremor foi sentido na capital da Argentina,Buenos Aires, e em São Paulo.
O epicentro do terremoto foi 169 quilômetros ao norte da cidade litorânea de Valparaíso e originalmente foi reportado como de magnitude 7,9, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Ondas de tsunami podem ocorrer ao longo das costas de Chile e Peru nas próxmas horas, disse o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico. Um alerta de tsunami também foi emitido para o Havaí.
De acordo com o centro de alertas do Pacífico, se ondas de tsunami chegarem ao Havaí, a hora mais cedo que elas podem atingir o Havaí é 3h06 (horário local, 10h06 em Brasília) da quinta-feira.
O terremoto teve profundidade de 25 quilômetros, disse o USGS.
Menos de uma hora depois do primeiro terremoto, três réplicas, todas com magnitude superior a 6,1, atingiram a região, também de acordo com o USGS.

Nenhum comentário: