Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

TRÊS BEBÊS COMPARTILHAM O MESMO BERÇO NO CÉSAR CALS EM FORTALEZA-CE.

A sala de parto, que tem capacidade para dez mulheres, estava com 21, comprometendo a qualidade do atendimento e gerando sobrecarga aos profissionais

Com capacidade para dez mulheres, a sala de partos estava, na manhã de hoje, com 21 mulheres ( Foto: Reprodução Sindsaúde )
Três bebês, de diferentes mães, ocupavam o mesmo berçário no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), na manhã de hoje ( Foto: Reprodução Sindsaúde )
O caos na saúde pública vive mais um capítulo. Convidados para uma reunião com servidores, na manhã de hoje, no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), representantes do Sindicato dos Empregados Em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) se depararam com situação dramática de superlotação da unidade. A sala de parto, que tem capacidade para dez mulheres, estava com 21, comprometendo a qualidade do atendimentoe gerando sobrecarga aos profissionais, e aumentando também o risco de infecção tanto para mães quanto para bebês. 
No berçário, três recém-nascidos, filhos de mães diferentes, dividiam o mesmo berçário, desrespeitando as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determinam o uso individualizado dos equipamentos e uma distância mínima entre berços ou incubadoras. “É um trabalho feito com extrema desumanização. É uma violência com as mães e com os bebês. Ninguém sabe qual o estado de saúde deles, se fizeram o pré-natal, se correm o risco de transmitir patologias de um para o outro”, adverte Marta Brandão, presidente do Sindicato. Ela acrescenta que a cena, a qual os profissionais já estão acostumados a ver, choca quem não vive essa rotina. 
Em 28 de julho deste ano, o Sindicato já havia denunciado, através de ato em frente ao hospital, a situação de superlotação da unidade. Naquela época, 30 mulheres eram atendidas na sala de parto, que possui com capacidade para dez. “Muitas mulheres eram atendidas em macas no chão, sem as mínimas condições de higiene. Profissionais e acompanhantes denunciaram a falta de água para o banho das pacientes e o total descaso da gestão”, recorda a sindicalista. 

Ampliação
Em nota, o Hospital Geral Dr. César Cals afirma que, com o compromisso de ampliar, acolher e qualificar a assistência à mãe e ao bebê, o governo do Estado está concluindo uma reforma no hospital, na maternidade e no setor neonatal. As intervenções foram concluídas e está sendo finalizada a instalação dos equipamentos. Para acolher melhor as mães que chegam à emergência da unidade, o órgão esclarece que algumas medidas foram tomadas. 
Entre elas, a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, que serve de apoio e retaguarda ao HGCC – dispondo de 24 leitos de alojamento conjunto e 10 leitos de média complexidade. Ao todo, o César Cals oferta 36 leitos de médio risco e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.FONTE:DN

Nenhum comentário: