Powered By Blogger

domingo, 29 de janeiro de 2012

QUATRO ALUNOS FALTAM À AULA E ESCAPAM DE DESABAMENTO NO RIO.


29/01/2012 20h53 - Atualizado em 29/01/2012 21h18

Eles frequentavam o curso de informática no sexto andar do prédio.
Três não trabalhavam no local, e uma delas é funcionária da TO Tecnologia.

Do G1, com informações do Fantástico
1 comentário
Quatro alunos do curso de informática, que era ministrado três vezes por semana no sexto andar do Edifício Liberdade, não foram à aula na quarta-feira (25) e conseguiram se escapar do desabamento do prédio.
Marcel, Mario e Luiz não trabalhavam no prédio, mas frequentavam o curso de informática, que começava às 18h30 e terminava às 21h. Uma quarta pessoa, que também faltou à aula, é funcionária da empresa TO Tecnologia, mas não quis gravar entrevista.
Era um curso avançado em tecnologia da informação. Quem dava as aulas era Omar Mussi, especialista respeitado na área. Na primeira fila, sentavam-se Marcelo Rebello e Yokania Bastone Mauro. Logo atrás sentavam-se Sabrina Prado, Priscilla Montezano e Bruno Gitahy Charles. Luis Leandro de Vasconcelos e Flávio Porrozzi completavam a turma naquela quarta-feira (25). Nenhum deles escapou. O lugar de Luiz, na primeira fileira, estava vazio. Assim como a última mesa, onde ficavam Mário e Marcel.
O cansaço venceu Luiz de uma forma que não acontecia havia tempo. “Eu estava muito cansado. Por isso, não fui à aula”, contou.
Novo emprego e carona
Marcel foi chamado para uma reunião em uma universidade perto do Edifício Liberdade. Ele foi acertar os últimos detalhes do novo emprego como professor.
Da universidade, Marcel iria direto para o curso de informática. “Só que a reunião atrasou. Ainda dava tempo de ir ao curso, saindo às 20h eu conseguiria chegar. Era muito próximo, eu conseguiria chegar tranquilamente”, disse.
Mas os planos mudaram quando o novo chefe pediu uma carona. “Ele [Marcel] ficou até meio sem graça, porque eu vi que existia algum outro compromisso que eu não sabia qual era. Eu perguntei: ‘Marcel, não vai atrapalhar em nada a carona?’“, contou o chefe Sérgio.
“Eu falei: ‘Está bom, dou a carona. Vamos’. Ainda vou mais cedo para casa ver se ainda dá tempo de pegar minha filha acordada”, acrescentou Marcel.
Assim que Sérgio desceu do carro, Marcel ligou o rádio. “Foi quando eu ouvi a primeira notícia sobre um desabamento no Centro da cidade. Falava sobre o prédio anexo ao Teatro Municipal. Eu sabia que era a área do prédio onde eu estaria, mas eu não pensei na coincidência de ser exatamente o mesmo prédio”, lembra.
No caminho, Marcel resolveu checar os e-mails. Às 20h18, o professor Omar escreveu: “Vocês hoje não vieram ao curso e fiquei preocupado”. Isso foi 15 minutos antes de o prédio desabar. A mensagem foi enviada pelo professor para Marcel e Mario.
Avó salva neto
Mario também faltou ao curso, mas tinha decidido isso mais cedo. “Por volta de 16h20, minha mãe me ligou para falar da minha avó, que ela estava meio febril e que seria bom a gente dar uma olhada, levar em hospital e ver o que poderia ser. Como ela tem uma certa idade, a gente não costuma muito postergar esse tipo de coisa”, contou.

Mario pegou um táxi e levou a avó ao hospital. Não era nada grave. Ela foi liberada no dia seguinte. “Acho que minha avó me salvou também. Não só ela, como a história que eu tenho com ela. Se não fosse pela história, de repente eu não teria vindo. O cara lá de cima soprou no ouvido da minha avó e falou: ‘Ó, arruma um negócio aí para puxar teu neto para casa, porque não está na hora’”, se emociona Mario.
‘Vou ou não vou?’
Também não era a hora do Luiz. “Eu não estava lá, entendeu? Podia estar. As coisas acontecem na vida da gente e não tem muita explicação”, diz. Na quarta-feira (25), Luiz trabalhou o dia inteiro em casa.

“Eu lembro que por volta de 17h40, mais ou menos, foi a hora que eu parei de trabalhar. Fui tomar banho e eu estava realmente muito cansado. Eu estava na dúvida: ‘Vou ou não vou?’. Queria muito ir, não queria perder a aula, porque o curso estava muito bom. Por outro lado, eu já estava praticamente dormindo”, comentou.

O cansaço venceu. Luiz dormiu até meia-noite. Foi só aí que ele descobriu o que tinha acontecido.
Notícias
Marcel chegou em casa por volta das 21h. “Vim direto para a televisão para ver o que estava acontecendo, para tentar identificar o prédio que tinha caído”, disse. Era o prédio do curso que ele fazia. “A primeira pessoa para quem eu liguei, quando soube do prédio, foi o Sérgio”, afirma.
“Eu notei que ele estava com a voz bastante emotiva e chorando. Ele me agradeceu: ‘Sérgio, obrigado’. Falei: ‘Marcel, não estou entendendo. Obrigado por quê?’. E aí ele me contou: ‘O prédio que eu iria agora acabou de cair e a sua carona salvou a minha vida’”, contou Sérgio.
“A gente vê tragédias, acha que consegue se colocar no lugar das pessoas, mas nessa, como passou raspando, eu conseguia de uma forma mais real me imaginar ali, olhando os escombros. O dia seguinte foi terrível”, conta a mulher de Marcel, Flávia.
Não foi a primeira tragédia na família de Marcel. Há 45 anos, ele perdeu três parentes em outro desabamento no Rio, por coincidência, também foram três prédios que caíram.
“Isso foi em 1967. Foram meus avós e o meu tio por parte de pai. Eles estavam nesse desabamento. É muita coincidência, muito acaso. Eu pelo menos, penso que com certeza tem alguma coisa maior. A gente só tem a agradecer por estar aqui, não deixar minha família sozinha e continuar seguindo a vida”, diz.
Na semana passada, Marcel descobriu que o segundo filho está a caminho. Flávia está grávida de nove semanas.

Na tarde de sábado (28), Marcel, Mário e Luiz se encontraram pela primeira vez depois do desastre. “Não sobrou nada”, constata Mário. Também foi a primeira vez que eles voltaram ao local do desabamento. “Eu me lembro de andar na calçada, entrar na portaria e pegar o elevador. Então, é mais chocante assim”, diz Luiz. “Dá um susto maior ver o que podia ter acontecido com a gente. Foi muita sorte a gente ter faltado naquele dia”, comenta Marcel.
“Nós não ganhamos na Mega-Sena, mas na Mega-Sena da vida a gente ganhou”, afirma Mário.fonte G1,com informação do fantastico:postado por camocim belo mar blog

Nenhum comentário: