Powered By Blogger

terça-feira, 13 de março de 2012

AURORA AUSTRAL É REGISTRADA DO ESPAÇO.


Foto foi tirada pelo astronauta holandês Andre Kuipers a bordo da Estação Espacial Internacional
A aurora austral ocorre somente no polo sul do planeta / Reuters / Andre Kuipers / ESA / Nasa / Divulgação A aurora austral ocorre somente no polo sul do planeta Reuters / Andre Kuipers / ESA / Nasa / Divulgação O astronauta holandês Andre Kiupers registrou, no último dia 10, uma aurora austral entre as regiões da Antártica e a Austrália. O registro foi feito a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional), no momento em que a Terra era bombardeada por ondas de radiação, oriundas de uma das maiores tempestades solares já vistas.

O fenômeno é causado pela interação entre ventos, partículas solares e o campo magnético dos planetas. Na semana passada, a Terra recebeu um imenso volume de radiação solar por conta da tempestade na estrela e, em contato com a atmosfera, este material provoca reações luminosas.

As auroras podem ainda interferir no funcionamento de satélites e de outros sistemas de comunicação. O fenômeno já foi registrado também em Marte e Júpiter, enquanto que na Terra é possível encontrá-lo nas regiões dos polos.fonte da redação band/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: