Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2012

APÓS MORTE POR RAIVA FAZENDA DE DESCALVADO, SP,PASSA POR VISTORIA.



Ao todo, nove animais morreram em apenas 15 dias na propriedade rural.
Técnicos dizem que o vírus foi transmitido por morcegos de outras regiões.

D
Depois da morte de nove animais e de um caso de raiva bovina confirmado, a equipe do escritório de Defesa Agropecuária vistoriou, nesta sexta-feira (13), uma fazenda em Descalvado (SP). No estado de São Paulo, já foram registrados outros 52 casos de raiva em 19 fazendas.
Ao todo, 360 cabeças de gado serão vacinadas por recomendação da Secretaria Estadual da Agricultura.
Os técnicos acreditam que o vírus da raiva foi transmitido por morcegos de outras regiões. “Já foi feito uma varredura de abrigos de morcego na região e não se conhece nenhum abrigo significativo que poderia ter causado esse tipo de foco. Vai ser feita uma nova vistoria a partir da semana que vem. Acredito que seja um bando de morcegos migratórios”, explicou Tatiane Braga do Carmo, veterinária da Defesa Agropecuária.
Muitos animais tem marcas de mordidas no pescoço. Em 15 dias, nove bois morreram. Amostram foram enviadas para um laboratório, que confirmou a contaminação por raiva.
Além dos casos de Descalvado, o escritório de Defesa Agropecuária contabilizou 52 mortes em 19 fazendas do estado.
Agora, o trabalho dos técnicos é identificar os abrigos e fazer o controle do morcego transmissor. “Casa abandonada, gruta, passagem de água em pista, então a gente vai fazer esse rastreamento, num raio de 10 quilômetros da propriedade”, disse o técnico agropecuário Roberto Giglioti.
Os seis funcionários que tiveram contato com os bois doentes foram levados para o Centro de Saúde e receberam a primeira das cinco doses da vacina antirrábica. Além de se proteger, eles precisam monitorar o comportamento dos animais.
Fazenda onde nove bois morreram com raiva em Descalvado (Foto: Reprodução/EPTV)Fazenda onde nove bois morreram com raiva em Descalvado (Foto: Reprodução/EPTV).fonte G1 de são carlos e região/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: