Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de abril de 2012

'ME SENTI NO PERÍODO DO NAZISMO', DIZ BRASILEIRA DEPORTADA DA ESPANHA PARA O BRASIL.



Quinze brasileiros tiveram acesso negado ao país e foram deportados.
Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional de Salvador revoltados.

I
188 comentários
O que era para ser um reencontro com a família tornou-se pesadelo para a professora e psicopedagoga Gilmara Duarte, integrante do grupo de 15 brasileiros deportados da Espanha na terça-feira (24). "Foi uma pressão psicológica total. Eu me senti como no período do nazismo, em que tinha todo aquele processo de pressão psicológica para confundir as pessoas. Foi desumano", desabafa Gilmara.
O desembarque do grupo em Salvador aconteceu às 19h53, e revoltados, eles contaram o que passaram nos dias em que ficaram retidos no Aeroporto Barajas, em Madrid. Os 15 brasileiros assinaram uma carta de cinco páginas relatando o que passaram e prometem entregá-la às autoridades brasileiras.
Acompanhada da filha Luma, de 6 anos, e da mãe Joseisa Duarte, de 52, Gilmara conta que portava toda a documentação requisitada aos estrangeiros pelas autoridades espanholas, como a carta-convite, os recursos para se manter durante a estada no país, além da passagem de volta.  
deportados Espanha Bahia (Foto: Ida Sandes/G1)"Humilhante essa situação", diz administradora sobre
autoridades espanholas (Foto: Ida Sandes/G1)
No caso da família de Gilmara, a carta-convite foi negada por falta de um carimbo, que mesmo com a intervenção de advogados do cunhado espanhol, não foi considerada pelas autoridades espanholas como legítima para permitir a entrada das três no país.
Ela relata que a sua mãe, que é diabética, teve os medicamentos confiscados, e a filha pequena foi mantida na mesma sala em que estavam todos os estrangeiros retidos no aeroporto de Madrid; cerca de 20 pessoas, dentre elas os 15 brasileiros.

A cabeleireira Delma Bráz conta que chegou na Espanha no dia 22 de abril, mas teve estampado no passaporte o carimbo de entrada no país no dia 23. Ela, que pretendia passar uma semana, diz que já foi várias vezes para lá e nunca tinha passado por esta situação antes. " Acho que não vale a pena mais ir, é humilhante. Não necessitamos passar por isso, temos outros lugares mais lindos no nosso país para ir", avalia.
deportados Espanha-Bahia (Foto: Ida Sandes/G1)Administradora chegou a ter visto carimbado como falso
(Foto: Ida Sandes/G1)
A administradora da empresas Ana Beatriz Moro também teve a data de entrada na Espanha registrada no dia 23 de abril, mesmo tendo desembarcado no dia 22. Ela ainda teve um dos carimbos do passaporte identificado como falso. "Eles não tinham o que alegar e colocaram isso. Humilhante essa situação, estou sem palavras para os espanhois", desabafa revoltada.

As brasileiras contam que não tiveram acesso aos pertences pessoais, nem a itens de higiene. "Ficamos três dias com a mesma roupa do corpo", conta Gilmara, que acrescenta: "A comida era servida às 9h e às 15h, sempre batata frita, uma salada, uma fruta e alguma carne frita".
O consulado brasileiro em Madri confirmou que um grupo de 15 brasileiros não foi admitido ao desembarcar no aeroporto de Barajas entre o domingo (22) e esta terça-feira (24). Segundo o Itamaraty, a grande maioria não apresentou a carta-convite, um dos documentos requisitados de estrangeiros pelas autoridades espanholas e não comprovaram que tinham recursos para arcar com os custos da estada.fonte G1 BA/camocim belo mar blog

Um comentário:

Celso disse...

Prezada professora Gilmara, me solidarizo a sra nesse momento, imagino como deve ter sido vossa angústia e revolta! Estive por 04 vezes em Portugal, atendimento e cordialidade "exemplar" nota 10, más, fui conhecer a Espanha empolgado com a Europa, esse foi meu pior momento de vida! Pois, esse "Povinho" espanhol, sao: grossos, estúpidos, descortês e desrespeitosos e completamente despreparados para lhe dar com "Turismo" ! Nunca mais coloco meus pés naquele mundo. Assim deveriam ser tratados em nosso país, quer seja quando procuram adentrar ou até mesmo aqueles que aqui residem, pois, e sabedor que o brasileiro e um povo ordeiro, pacífico, humilde e honesto e como tal deveriam ser tratados, lamento pelo vosso episódio e gostaria que o consulado espanhol aqui no Brasil, fosse humilde e pedisse desculpas a senhora pelo que passou naquele país, seria o mínimo que eles deveriam faser nesse momento.