Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2012

LANÇAMENTO DA 1ª NAVA ESPACIAL PRIVADA RUMO À ISS E ABORTADO.



Problema em um dos motores do Falcon 9 teria causado o cancelamento.
Missão é esperada como o início de uma nova era da exploração espacial.


Foi abortado na manhã deste sábado (19), na base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, o lançamento da primeira nave espacial construída pela iniciativa privada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Um provável problema de elevada pressão em um dos motores do foguete Falcon 9 teria causado o cancelamento, de acordo com a SpaceX, empresa responsável pela missão.
Uma coletiva de imprensa será concedida às 7h30 (horário de Brasília) deste sábado para detalhar os problemas encontrados na tentativa de lançamento deste sábado. A nave levava a cápsula não-tripulada Dragon, carregando cerca de 500 quilos de suprimentos.
Assista no vídeo acima uma animação do que é previsto para a missão.
A SpaceX recebeu US$ 1,6 bilhão da agência espacial americana (Nasa) para fazer 12 voos de reabastecimento da ISS, após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado. Este voo, por ser um teste, não conta como um deles.
Outra empresa contratada para o mesmo serviço, a Orbital Technologies, ainda não colocou uma nave em órbita.
O desafio é grande e a Nasa já adiantou que mesmo que algo dê errado, o projeto vai continuar. No material de divulgação à imprensa, a própria SpaceX se dizia preparada para problemas. “Se algum aspecto da missão não tiver sucesso, a SpaceX vai aprender com a experiência e tentar de novo.”
Se a missão conseguir superar esses desafios, os voos robóticos de reabastecimento da estação podem começar a virar rotina. E mais: tanto o Falcon 9 quando a Dragon foram projetados para carregar astronautas.
Caso a empresa consiga provar que consegue voar com segurança, os americanos – que estão sem naves próprias desde a aposentadoria de Discovery, Endeavour e Atlantis – finalmente poderão voltar ao espaço por conta própria.
Ilustração mostra como seria acoplagem da Dragon na ISS (Foto: Space X)Ilustração mostra como seria acoplagem da Dragon na ISS (Foto: Space X).fonte G1 sp/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: