Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FILHA DE OSCAR NIEMEYER MORRE NO HOSPITAL SANMARITANO,NO RJ.



Anna Maria, 82, era filha única do arquiteto, que tem 104 anos.
Ela estava internada com enfisema pulmonar desde o dia 1º.


Niemeyer com a mulher, Vera Lucia Cabreira (estampado), e sua filha, Anna Maria (roupa preta), em foto de 2007 (Foto: Marco Antônio Teixeira / Agência O Globo)Niemeyer com a mulher, Vera Lucia Cabreira (camisa estampada), e sua filha, Anna Maria (roupa preta), em foto de 2007 (Foto: Marco Antônio Teixeira / Agência O Globo)
A filha única do arquiteto Oscar Niemeyer, Anna Maria Niemeyer, de 82 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (6), no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, em consequência de um enfisema pulmonar. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.
Anna Maria estava internada desde o dia 1º de junho. A família estava, no no final desta tarde, no hospital.
O velório será realizado a partir das 19h desta quarta, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O enterro está marcado para as 13h desta quinta-feira (7).
Anna Maria era marchand, designer e arquiteta de interiores. Ela tinha duas galerias de arte com seu nome, localizadas na Gávea, Zona Sul do Rio.
Segundo o site da galeria, desde muito cedo Anna Maria colaborou com o pai em projetos de arquitetura. Nascida no Rio de Janeiro, ela dedicou-se à ambientação de interiores, tendo realizado projetos no Palácio da Alvorada, no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde morou de 1960 a 1973.
Desde o final dos anos 50, Anna Maria trabalha na área de design de mobiliário e, desde o final dos anos 70, também com design gráfico.
Posteriormente, retornou à ambientação de interiores e realizou os projetos de decoração do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. É autora também da decoração do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói e de alguns ambientes do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, para onde foram criados alguns móveis especiais.
Nos últimos anos, Anna Maria trabalhava como curadora convidada em mostras coletivas.
O pai, Oscar Niemeyer, de 104 anos, havia sindo internado no mesmo Hospital Samaritano, com pneumonia e desidratação, e recebeu alta médica no dia 18 de maio. Em abril de 2011, o arquiteto passou 12 dias internado, no Samaritano, por causa de uma infecção urinária.
 fonte:G1 RJ/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: