Powered By Blogger

domingo, 24 de junho de 2012

PRENDA A FAZER MUNGUNZÁ DOCE E SALGADO PARA O SÃO JOÃO NO CEARÁ.



Organizador de quadrilhas juninas ensinou ao Nordeste Rural as receitas.
Receitas pedem atenção ao cozinhar o milho para não passar do ponto.


O mungunzá doce e o salgado são pratos que não podem faltar em festas de São João. O organizador de quadrilhas juninas Reginaldo Rogério, o Zé Testinha, serve os pratos aos companheiros de dança todos os anos e ensinou ao Nordeste Rural as receitas.
Para preparar o munguzá salgado são necessários os seguintes ingredientes:
0,5 kg de milho amarelo industrializado
1 kg de fava
0,5 kg de carne de charque
2 colheres de óleo
verdura a gosto
Primeiro, deixe o milho, a carne e a fava de molho em vasilhas com água separadamente. Os três ingredientes devem ficar, pelo menos, oitos horas na água. Em seguida, utilizando a mesma água, os três devem ser levados ao fogo em panelas distintas e temperados apenas com sal a gosto. Cuidado para não cozinhar demais.
Em uma panela maior, coloque o óleo e refogue a verdura (sugere-se cheiro verde, alho, cebola e pimentão). Em seguida, acrescente a carne, o milho e a fava com seus respectivos caldos. Deixe ferver por alguns minutos e está pronto para servir.
Já para fazer o mungunzá doce são necessários os seguintes ingredientes:
0,5 kg de milho branco
1 litro de leite de gado
2 latas de leite condensado
200 mL de leite de coco
cravo a gosto
Primeiro, cozinhe o milho, mas com cuidado para não deixar ele se desmanchar. Acrescente o leite de gado e mecha até ferver. Quando estiver fervendo, adicione o restante dos ingredientes e espere alguns minutos. Está pronto para servir.fonte:g1 ce/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: