Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RESTOS DE PODAS DE ÁRVORES SÃO TRANSFORMADOS EM COMBUSTÍVEL.


imagens inlustrativa.
Há cerca de um ano, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) colabora para este processo, doando restos de podas de árvores para pessoas que confeccionam e comercializam os briquetes ou diretamente para fábricas que usam calor
A necessidade de preservação do planeta e a consciência ecológica vêm promovendo o uso crescente de energias renováveis, também conhecidas por energias verdes ou sustentáveis. Um exemplo de energia desse tipo são os briquetes (lenha ecológica), blocos feitos de resíduos de madeira prensada e utilizados como combustível por meio da queima.

O uso de briquetes já foi adotado por muitas empresas que usam o calor como fonte de energia. Há cerca de um ano, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) colabora para este processo, doando restos de podas de árvores para pessoas que confeccionam e comercializam os briquetes ou diretamente para fábricas que usam calor. 

O responsável pela manutenção de média e baixa tensão da Capital, Fabrício Sampaio, explicou ao O POVO Online que desde que realiza a distribuição de energia, a Coelce faz podas de árvores quando há risco de contato de galhos com a fiação elétrica. “Não é obrigado por lei”, diz Fabrício.

Quando são recolhidos, os galhos são triturados e saem em forma de pó (chamado de cavaco), e tem destino ambientalmente correto. “As equipes não transportam galhos, porque a trituração é feita no local da poda. Seis homens fazem a poda e outra equipe recolhe e faz a trituração no caminho”, explica.

Saiba mais

Como são realizadas as podas em Fortaleza
Em Fortaleza, segundo a Coelce, o trabalho de poda de árvores realizado pela companhia conta com o envolvimento de quatro equipes treinadas e certificadas. Além desses colaboradores, há um coordenador do Núcleo de Podas Preventivas Fortaleza e três inspetores. Com o intuito de melhorar ainda mais essa atividade, recentemente, uma nova empresa parceira foi contratada para executar o serviço e máquinas mais eficientes, compradas.

As ações de poda são executadas a partir do Plano Anual de Inspeção (PAI), que é revisado e atualizado a cada ano. Por meio dele, são programadas as podas conforme o crescimento e as espécies que compõem a vegetação local. O ciclo da poda é reiniciado a cada 22 semanas. 

Ainda conforme a Coelce, a cada dois meses, é enviada a programação das podas preventivas a ser feita nos dois meses subsequentes para a Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), no caso de Fortaleza, ou a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nos demais municípios cearenses ou em locais que sejam de responsabilidade da Semace. Recentemente, o Núcleo de Podas Preventivas Fortaleza conseguiu licença da Semace para realizar o trabalho no Parque do Cocó.fonte: O povooline/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: