Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FOGO ATINGE ALMOXARIFADO DO HOSPITAL PEDRO ERNESTO E CANCELA CONSULTAS.



Bombeiros ainda combatem pequenos focos de incêndio na unidade.
Segundo assessoria, ninguém ficou ferido.


O incêndio que atingiu o Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (4), aconteceu no prédio anexo onde funciona o almoxarifado. As informações são da assessoria de comunicação da unidade. Segundo o hospital, não houve feridos e nenhuma área de atendimento foi afetada.

Por causa do incêndio, as consultas previstas para esta quarta-feira foram suspensas. A remarcação das consultas programadas para esta quarta-feira será realizada a partir desta quinta-feira (5).
O prédio incendiado, informou a assessoria, era uma construção nova, inaugurada há cerca de um ano. O fogo destruiu todo o material do hospital - medicamentos e materiais, como luvas e seringas.
Segurança do hospital convocaram parentes dos pacientes internados para uma reunião na quadra da unidade. O diretor do hospital, Rodolfo Acatalassu, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, vão dar informações sobre a situação dos internados. A visitação de parentes aos pacientes internados será liberada às 15h.
A Secretaria estadual de Saúde informou que vai montar nesta quarta-feira,  um hospital de campanha para dar suporte ao Hospital Pedro Ernesto após o incêndio. A última vez que o Hospital de Campanha foi montado foi em janeiro deste ano, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após as chuvas que atingiram a região. Essa unidade já foi utilizada em grandes tragédias, como a chuva que assolou a Região Serrana no início de 2011 e o desabamento do Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana.

ControladoO incêndio foi controlado por volta das 7h10 desta quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, segundo a corporação, por volta das 8h20, as equipes ainda combatiam alguns pequenos focos no interior da unidade. De acordo com os bombeiros, a fumaça atingiu o quarto e quinto andares, onde funcionam as enfermarias de cardiologia e neurologia. Segundo a assessoria do hospital, a fumaça também chegou às enfermarias de nefrologia, cirurgia plástica e torácica, oftalmologia, ortopedia e hemodiálise.
Cerca de cem pacientes tiveram de ser transferidos de enfermaria, segundo a assessoria da unidade. O Hospital Pedro Ernesto tem atualmente cerca de 350 pacientes internadados.
Oitenta bombeiros de dez quartéis - Vila Isabel, Benfica, Tijuca, São Cristóvão, Caju, Central, Irajá, Nova Iguaçu e do Centro de Suprimento e Manutenção de Abastecimento e Lubrificação - foram acionados para o local. De acordo com os bombeiros, a fumaça pôde ser vista do Alto da Boa Vista. O hospital foi fechado e os funcionários que chegavam no início desta manhã ficaram do lado de fora, onde acompanharam o trabalho dos militares. A todo momento, parentes de pacientes chegavam nervosos em busca de informações.

Pacientes foram retirados da unidade por medida de segurança. Algum deles foram removidos com a ajuda da escada magirus do Corpo de Bombeiros, outros foram atendidos do lado de fora. Por volta das 7h, houve um tumulto envolvendo pacientes e funcionários do hospital que buscavam informações e atendimento. Segundo a unidade, apenas os funcionários do hospital foram autorizados a entrar. Policiais militares reforçaram a segurança no local.
Mapa Pedro Ernesto (Foto: Arte G1)Mapa Pedro Ernesto (Foto: Arte G1)
Uma mulher, que não quis se identificar, estava nervosa e chorando muito do lado de fora do hospital porque, segundo ela, a afilhada dela foi operada e ela não conseguia informações sobre a menina. Uma das pacientes que acompanhou o combate às chamas foi Cleide Torres Costas, que pelo menos uma vez por semana precisa fazer exames e consulta.
"Eu fiz transplante de rins há três meses e há dois anos já faço tratamento aqui no hospital. Após a cirurgia tenho que vir aqui pelom menos uma vez por semana para fazer exames pela manhã e consulta à tarde. A única informação que me deram é que eu deveria aguardar para saber se vai ter a consulta às 13h", disse ela.

Trânsito interditado
O Centro de Operações informou que a pista da esquerda da Rua Professor Manuel de Abreu foi interditada. A pista da direita da Rua Professor Manuel de Abreu foi a opção para quem seguia para o Centro. Também foi interditada a pista da esquerda do Boulevard 28 de Setembro, na altura da Rua Felipe Camarão. Neste trecho, a opção é a pista da direita.
Para o trabalho dos bombeiros, foi suspensa a reversível que funciona na Rua Professor Manuel de Abreu desde as 6h30. Agentes da CET-Rio auxiliam motoristas na região.

Este não é o primeiro incêndio em hospitais do Rio. Em outubro de 2010 um grande incêndio destruiu as instalações do Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A unidade ficou fechada por mais de um ano para ser recuperada e foi reaberta recentemente.
Fumaça do incêndio no Hospital Universitário Pedro Ernesto pode ser visto de outros pontos do Rio (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)Fumaça do incêndio no Hospital Universitário Pedro Ernesto pode ser visto de outros pontos do Rio (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo).fonte:G1 RJ/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: