Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PEQUARISTA DO CEARÁ COLHE MACAXEIRA DE 5,90 METROS E DIZ DIZ SER RECORDE.



Macaxeira, também conhecida como aipim, está exposta em feira no Ceará.
Pecuarista acredita ser a maior e quer registrar em livro dos recordes.

Um pecuarista de Juazeiro do Norte exibe uma macaxeira de quase seis metros. O agricultor acredita que o fruto é o maior do mundo e vai candidatar o alimento para entrar no livros dos recordes. A macaxeira é conhecida em alguns estados do Brasil como aipim ou mandioca.
"O livro registra uma macaxeira de dois metros e vinte como a maior do Brasil, então essa ganhou", diz o proprietário Geovane Brito. A mandioca está exposta na Expocrato, na cidade do Crato, a maior feira agroecológica do Ceará.
O agropecuarista diz que levou quase um dia para retirar a macaxeira da terra. A demora, segundo Brito, foi devido ao cuidado para não quebrar a fruta e garantir o recorde.
O pecuarista Geovane Brito diz que se especializou em plantar macaxeiras de tamanho gigante. "Em 2009 eu colhi uma de 1,90 metro; em 2010 foi outra de 2,70 metros. Agora, essa acho que é a maior de todas", diz.Para o agrônomo Francisco Porto, a qualidade do solo onde a macaxeira foi plantada influencia no tamanho final do produto. "A questão do tempo também influencia. Quanto mais tempo ela estiver debaixo da terra, mas tubérculo - ou raiz, como a gente conhece - ela vai proporcionar. Esta deve ter 36 meses. É uma das maiores que eu já vi", diz.
fonte:tvm carri/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: