Powered By Blogger

terça-feira, 27 de novembro de 2012

NO CEARÁ DELEGACIA DA MULHER REGISTRA 50 QUEIXAS DE VIOLÊNCIA POR DIA.



Número de agressores presos creceu 400% desde a criação de lei punitiva.
Mês de outubro de 2012 registrou o maior número de denúncias.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) mostra que o número de denúncias de violência contra a mulher aumentou 40%, no Estado, depois da criação da Lei Maria da Penha, em 2006. Na Delegacia da Mulher, são registradas cerca de 50 queixas todos os dias. De acordo com a delegada Rena Gomes, o aumento no número de denúncias se refletiu em punição. "O número de agressores presos cresceu 400% desde a edição da lei", diz.
Segundo a polícia, o número de prisões é consequência do aumento desse tipo de crime. Em 2011, 175 mulheres foram assassinadas e 9.203 foram agredidas em todo o Ceará, por maridos ou companheiros. Até outubro deste ano, já foram registrados 164 mortes e 7.961 agressões. No mês de outubro de 2012 foi registrado o maior número de agressões, com 962 casos.
A dona de casa Elizabeth Brito é uma das pessoas que sofreu esse tipo de crime. Ela teve parte do corpo queimado e escapou da morte outras vezes. "Ele é um psicopata, me agredia por ciúmes. Tentou me matar três vezes, a última quando a minha filha tinha dois meses". Ela prestou queixa contra o ex-companheiro, que acabou sendo preso, mas por tráfico de drogas.

De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República o disque 180 - que recebe denúncias e oferece orientações às vítimas - registrou no primeiro semestre de 2012, em todo o país, 47,5 mil atendimentos com relatos de violência. Desse total, 26,9 mil só de violência física.fonte:g1 ce/camocim belo mar blog
A costureira Lídia Brito diz que poderia ter vivido uma história parecida com a de Elizabeh, mas "reagiu a tempo". Após a primeira agressão, prestou queixa contra o marido na Delegacia da Mulher. "A partir do momento em que o homem levanta a mão para agredir a companheira, é preciso dar um basta. Toda mulher que é agredida tem de denunciar para que a agressão não volte a acontecer". Ela conta que retirou a queixa, mas ficou a lição: continua com o marido  mas ele nunca mais a agrediu
.

Nenhum comentário: