Powered By Blogger

domingo, 9 de dezembro de 2012

GIOVANI DOS SANTOS DEIXA FAVORITOS PARA TRÁS E VENCE VOLTA DA PAMPULHA.



Brasileiro bate o etíope Chala Debele com ritmo forte no fim da prova


Neste domingo, mais de 14 mil corredores, amadores e profissionais, disputaram a 14ª Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. O evento abriu a temporada do Verão Espetacular. Ao todo, foram 18.650m, em uma prova que teve modificações em relação às edições anteriores. E no fim deu Brasil. Giovani dos Santos conquistou a vitória, e o etíope Chala Debele ficou em segundo.
O brasileiro Giovani dos Santos mostrou muita força e conseguiu resistir ao ritmo dos atletas africanos. Desde o início da prova, ele assumiu a ponta, à frente dos principais adversários e também dos demais brasileiros. A partir daí, outros corredores passaram a ameaçar, mas apenas Chala Debele, da Etiópia, se revezou na liderança.
Duelo Brasil x Etiópia
O local de largada e chegada foi transferido para a Avenida Coronel Oscar Paschoal, ao lado do novo Mineirão. A mudança ocorreu devido à necessidade de um maior espaço para a realização do evento, como, por exemplo, postos de hidratação, apoio médico e o tradicional percurso em torno da lagoa da Pampulha. Com essa mudança, o percurso da prova ficou maior em quase um quilômetro.
Giovani dos Santos deixa africano para trás (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Giovani dos Santos deixa africano para trás (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
Alheios à disputa pela primeira posição, milhares de atletas amadores deram o tom de alegria e satisfação pessoal por alcançar os limites. Ainda sob o efeito da morte do arquiteto Oscar Niemeyer, na última semana, várias homenagens foram feitas, principalmente ao passar por pontos turísticos, como a Igreja de São Francisco de Assis.
A corrida não teve um pelotão de frente propriamente dito. Apenas dois atletas disputaram, metro a metro, a liderança da Volta da Pampulha: o etíope Chala Debele e o brasileiro Giovani dos Santos. Na maior parte da prova, os dois correram lado a lado e demonstraram muita resistência e determinação.
No quilômetro final, o ritmo aumentou, apesar de o percurso terminar em uma subida. E o brasileiro deu show, quebrou a escrita e colocou o Brasil novamente na primeira colocação. Em um sprint sensacional, Giovani dos Santos colocou frente no adversário e conquistou a vitória, com o tempo de 57m04s. O etíope Chala Debele chegou em segundo lugar. Outros brasileiros também foram muito bem. Valério de Souza ficou em terceiro, e Damião Ancelmo, em quarto. Foi a sexta vitória brasileira na prova, contra oito dos quenianos.
- Deixei minha família, tudo em casa e fui fazer meu treino. Se Deus quisesse, iria me recompensar. Quero agradecer meu treinador, meus apoiadores. Quero mandar um beijo para minha esposa e para minha mãe. Elas merecem. Eu saí um pouco lento. Procurei fazer meu melhor. Fiz muito trabalho de resistência. O queniano me alcançou, tentou me passar, mas não deixei - disse o campeão da Volta da Pampulha.
Queniana vence fácil
Maurine Jelagat vence a prova feminina (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Maurine Jelagat vence a prova feminina (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
No feminino, a queniana Maurine Jelagat foi absoluta e conquistou o título da prova, com o tempo de 1h07m11s. Porém, no fim, a campeã estava exausta. Foi a sétima vitória do Quênia, sendo a sexta seguida, contra sete das brasileiras. A também queniana Nancy Kipron, tricampeã da prova, ficou com a segunda colocação. Fekede Negede, da Etiópia, ficou em terceiro lugar, a tanzaniana Anastazia Ghamaa ficou em quarto, e a brasileira Marizete dos Santos fechou o pódi
o.fonte:g1 mg/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: