Powered By Blogger

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MEDIDA DO GOVERNO PERMITE CRIAÇÃO DE TAMBAQUI EM TANQUES -REDE.



Liberação é uma reivindicação antiga dos piscicultores.
Peixe já é a espécie nativa mais criada em cativeiro.



Uma instrução normativa publicada pelo governo permite a criação de tambaquis em tanques rede nos reservatórios das hidrelétricas. A medida foi recebida com entusiasmo na bacia do Rio Tocantins. A liberação é uma reivindicação antiga dos piscicultores. Com boa aceitação no mercado, o peixe já é a espécie nativa mais criada em cativeiro.
O lago da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, na bacia do Rio Tocantins, no norte do estado, tem mil 784 metros quadrados. Essa enorme extensão ainda é pouco explorada na produção de peixes. Segundo o consórcio que administra o complexo, hoje saem do lugar 1,3 mil toneladas por ano. A expectativa é que esse número aumente mais de 80% nos próximos anos com a nova regulamentação.
O tambaqui poderá ser criado em tanques-rede em grandes reservatórios públicos. Assim como o lago Serra da Mesa, o lago de Cana Brava, também em Goiás, de Tucuruí, no estado do Pará, e Lajeado, no Tocantins, poderão ser utilizados para desenvolver a atividade.
A família do criador José Maurício Elias, que tem uma rede de supermercados, pretende investir também na produção de peixes em tanques-rede no lago Serra da Mesa. A meta era produzir apenas o tilápia. Mas, por causa da liberação do tambaqui, o grupo pretende instalar 1,4 mil tanques nesta área. O investimento previsto é R$ 10 milhões. O produto deverá sair pronto para o consumo.fonte:globo rural/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: