Powered By Blogger

sábado, 8 de dezembro de 2012

VENTOS FORTES ADIAM LANÇAMENTO DE FOGUETE DE SONDAGEM NO MARANHÃO.



Lançamento foi transferido para sábado (8), às 19h.
Foguete seria lançado nesta sexta, no Centro de Lançamento de Alcântara.

Técnicos decidem por adiar lançamento de foguete de sondagem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

Técnicos decidem por adiar lançamento de foguete de sondagem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

Técnicos decidem adiar lançamento de foguete de sondagem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)
Os ventos fortes acabaram impedindo o lançamento do foguete de sondagem VS-30 Orion na noite desta sexta-feira (7), no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A equipe responsável pelo projeto informou que, até às 20h40, o tempo não apresentou as condições climáticas favoráveis ao lançamento.
A previsão é de que o domingo (9) apresente condições mais propícias, mas, mesmo assim, a equipe não exclui uma segunda tentativa já neste sábado (8), às 19h. O experimento deve ser realizado até três horas depois que o sol se põe, quando fica mais fácil observar, sem a interferência do sol, os fenômenos ocorridos na ionosfera.
O estudo é resultado de uma cooperação entre Brasil e Alemanha e apóia o projeto de pesquisa “Estudos da ionosfera e alta atmosfera com experimentos embarcados a bordo de foguetes e satélites”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O lançamento corresponde ao último estágio da Operação Iguaíba, iniciada dia 19 de novembro, com data de término definida para o dia 14 deste mês. A operação envolve uma equipe de mais de 200 profissionais.
Foguete VS-30 Orion tem a missão de coletar dados para experimentos científicos (Foto: Divulgação)Foguete VS-30 Orion tem a missão de coletar dados
para experimentos científicos (Foto: Divulgação)
O VS-30 Orion é um foguete sub-orbital que não alcança distâncias muito altas. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o VS-30, chamado de primeiro estágio, foi produzido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), enquanto o segundo estágio, o propulsor Orion, foi fornecido pelo Centro Espacial Alemão (DLR). O veículo tem comprimento total de 8.870 mm, apogeu de aproximadamente 450 quilômetros, tempo total de vôo de 680 segundos, distância percorrida relativa ao local de lançamento da ordem de 35 quilômetros (1º estágio) e mais de 300 quilômetros (2º estágio com a carga útil).
A preparação para o lançamento do veículo dura seis horas. No processo, as estações de telemetria e rastreio do CLA, em Alcântara, e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, são interligadas para que a CLBI funcione como estação remota e realize a coleta de dados de voo à distância. Uma unidade móvel de telemetria operada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) também vai realizar a coleta de informações durante o lançamento do VS-30 Orion.fonte:g1 Ma/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: