Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

4 CASAS DE SHOW SÃO INTERDITADAS EM FORTALEZA-CE


Dos 20 pontos de lazer visitados, cerca de 70% apresentaram algum problema estrutural e dez já foram notificados


A tragédia na boate Kiss com a morte de 235 jovens em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, acendeu sinal de alerta em Fortaleza e mais de 20 casas de show já foram vistoriadas, até ontem, pelo Corpo de Bombeiros do Ceará. Dessas, cerca de 70% estariam em desconformidade com os padrões de segurança. Por conta da operação, quatro estabelecimentos já foram interditados e outros dez notificados com prazo de 72h para adequações.


O Corpo de Bombeiros fez visita a boate no Centro para mostrar itens essenciais. Em algumas casas de show, não havia nem extintor Foto: Waleska Santiago

Conforme a Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), o Kukukaya (Avenida Pontes Vieira), Terraço Bar (Avenida Eduardo Girão), L4 Up Club (Avenida Dom Luís) e Meet (Rua Coronel Jucá) não têm permissão de funcionar. "Se resolverem abrir, estão cometendo uma irregularidades por não apresentarem qualquer segurança aos usuários. Algumas nem extintor de incêndio funcionando tinham. Absurdo. Se descumprirem, vão responder judicialmente", afirma o major Nivan Girão. Por dia, cerca de três boates são fiscalizadas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Ministério Público serão oficiados, ainda hoje, para que recomendem a aplicação de multas em caso de insistência. A medida atende à recomendação do Ministério Público do Ceará (MP-CE) e pretende avaliar segurança dos estabelecimentos de entretenimento.

O tenente coronel Eduardo Amorim relata que, para reabertura dos espaços, é necessário que proprietários atendam às recomendações pedidas - de reforço no controle do fogo, por exemplo - e apresentem, com urgência, Plano de Proteção de Incêndio e Pânico. "Não vamos liberar o funcionamento delas, só se fizerem ajustes necessários. Muitos nem tinham extintor ou saída de emergência. Os empresários devem ter consciência dos riscos".

Vistorias

Ainda segundo o tenente coronel, não há uma data certa para a normalização desses estabelecimentos interditados. Após a aprovação do plano, o local deverá será vistoriado novamente para, então, ser liberado para receber clientes. Isso pode durar até mais de um mês, diz Amorim.

Atualmente, 11 equipes do Corpo de Bombeiros fazem o trabalho preventivo. Ontem à tarde, um grupamento esteve presente em uma boate, no Centro de Fortaleza, para apresentar alguns itens de segurança que devem estar presentes nesses espaços de lazer e entretenimento.

Conforme o major do Corpo de Bombeiros, Nivan Girão, é necessário atentar para alguns detalhes, tais como a presença de, no mínimo, dois extintores de incêndio no palco; existência de saídas de emergência; presença de hidrômetro e sinalizações indicando rotas de fuga e ajuda.

"Nessa boate que nós visitamos no Centro, percebemos muitos pontos positivos. Eles possuem geradores de energia e torres de reserva de 30 mil litros de água para qualquer emergência", relata o major Nivan Girão.

Apoio

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-CE) também iniciou operações. Conforme o coordenador de Fiscalização, Modesto Cavalcante, a operação tem por objetivo fazer levantamento de todas as casas de show, boates, teatros e outros estabelecimentos que concentrem grande número de pessoas, como buffets e os cinemas.

"Assim, queremos detectar possíveis irregularidades. Nossa meta é visitar 23 estabelecimentos, somente em Fortaleza e outros no Interior do Ceará", afirma. Após este levantamento e fiscalização, explica Modesto Cavalcante, será elaborado um documento e enviado ao Ministério Público, Prefeitura e também para o Corpo de Bombeiros.

Antecipação

O Acervo Imaginário, casa noturna da Praia de Iracema, se antecipou, assumiu os erros e resolveu suspender as atividades a fim de realizar reformas. O estabelecimento não possuía saídas de emergência.

A boate afirma que a reforma tem como intuito adequar-se "às normas técnicas vigentes, que envolve questões como saídas de emergência, vazão de pessoas e sinalização". A casa será reaberta após o carnaval.

Sobre a interdição do Kukukaya, um dos proprietários, Eduardo Monteiro, afirma que a vistoria foi realizada, mas todas as documentações foram entregues. "Não fomos comunicados de nenhuma interdição".

A Meet informou, por meio de nota, que está empenhada em cumprir as exigências de segurança e já iniciou reforma para adequar a saída de emergência, disponibilizando mais um portão com acesso para a rua, além da saída lateral para a área externa, já existente. Segundo o texto, a casa trabalha para manter suas atividades normais neste fim de semana.

A reportagem procurou os responsáveis pelo Terraço Bar e L4, mas não obteve êxito. Tentamos contatos telefônicos com a Prefeitura e Ministério Público a fim de saber sobre as multas, mas também não houve retorno.

SAIBA MAIS

Boates fechadas
Kukukaya (Avenida Pontes Vieira)
Terraço Bar (Av. Eduardo Girão)
L4 Up Club (Av. Dom Luís)
Meet (Rua Coronel Jucá).
fonte:DN Online/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: