Powered By Blogger

domingo, 27 de janeiro de 2013

ESPECIALISTAS FALAM SOBRE OS 'QUARENTÕES' DO FUTEBOL DO BRASIL.


Os veteranos Rogério Ceni, Rivaldo, Viola, Túlio, Finazzi e Amaral seguem em campo e na expectativa de disputar mais uma temporada

Ceni completou 40 anos na última terça-feira e segue com ótimas atuações pelo São Paulo / João Pires/VipcommCeni completou 40 anos na última terça-feira e segue com ótimas atuações pelo São PauloJoão Pires/Vipcomm

Rivaldo, pentacampeão brasileiro, está prestes a completar 41 anos e assinou com o São Caetano para a disputa do Campeonato Paulista Chevrolet. Já o atacante Viola, com 44, está no Grêmio Osasco, que joga a Série A2 do Campeonato Paulista. Túlio Maravilha, 43, está no Botafogo e espera marcar seu milésimo gol com a camisa alvinegra. Outro jogador com idade avançada é Harlei, goleiro do Goiás, que tem 40.

Já o volante Amaral, que ainda irá completar 40 anos, em fevereiro, defende o Poços de Caldas, time de Minas Gerais. O atacante Finazzi, outro que completará quatro décadas de vida, mas em agosto, também foi contratado pela equipe mineira em 2013. O Portal da Band conversou com especialistas do futebol, para saber mais sobre a preparação e treinamentos dos ‘quarentões’.

Goleiro-artilheiro, Ceni ainda não fala em aposentadoria

Apesar de ter passado por sérias lesões durante a carreira, Rogério Ceni manteve o alto nível e ainda não afirma quando irá se aposentar. Coordenador técnico do São Paulo e um dos profissionais que acompanharam o goleiro durante toda a carreira, Milton Cruz diz que o capitão são-paulino pode continuar dando alegrias para a torcida. “Ele está bem, esteve muito bem no ano passado e voltou muito bem. Ele pode renovar por mais um ano, é o que esperamos. Ceni é inteligente, ele vai saber a hora de parar”, aposta Milton.


Segundo o coordenador, atletas como Rogério Ceni necessitam, além de boas condições físicas, hábitos de vida e de alimentação saudáveis. “Para ter uma longevidade em suas carreiras, os jogadores precisam se cuidar. Vai para casa depois do treino, descansa, não age com extravagância. Se não houver uma contusão muito séria, e o atleta souber se cuidar, seguirá jogando em alto nível”, afirma.

Pentacampeão em forma

Companheiro de Rogério Ceni no São Paulo em 2012 e na Seleção pentacampeã em 2002, o meia Rivaldo foi apresentado pelo São Caetano para a disputa do Paulistão Chevrolet 2012. Prestes a completar 41 anos, Rivaldo está em ótimas condições de jogo, segundo revela Carlos Pacheco, preparador físico do Azulão.

Meia foi apresentado nesta terça pelo Azulão; com 40 anos, é o mais experiente da equipeRivaldo foi apresentado na última terça pelo São Caetano - Ale Vianna/Brazil Photo Press/Folhapress


Pacheco trabalhou com Rivaldo em 96, durante sua passagem pelo Palmeiras. E também esteve junto do meia no Mogi Mirim, em 2011. Por isso, afirma que as pretensões do clube e do jogador para a temporada são positivas. “Já tenho um histórico e conheço bem como ele é. Sei que gosta de treinar, sempre se cuidou e por isso prolongou essa vida útil. Mesmo com a idade, ele tem uma qualidade física muito boa”, afirma.

Segundo o preparador físico, a intenção do Azulão com Rivaldo é claríssima: o jogador veio para assumir uma posição na equipe titular. “A hora que entendermos que ele já se adaptou ao jeito que o São Caetano joga, não tenha dúvida que pelo talento e experiência que ele tem, ele vai jogar”, diz.

De acordo com o profissional, não há um momento ideal para que jogadores com idade avançada comecem a pensar em aposentadoria. “Não há como prever (a idade). O principal sinal são as lesões frequentes. Quando o corpo não responde mais, acaba lesionando. E isso desanima qualquer atleta”, afirma Pacheco.

Viola: aventura pela Série A2

Com passagens por diversos clubes do Brasil e um dos grandes personagens da bola nas últimas duas décadas, Paulo Sérgio Rosa, o Viola, completou 44 anos no primeiro dia de 2013. E, para esta temporada, aceitou o desafio de jogar no Grêmio Osasco, equipe que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista Chevrolet. Sérgio Sargentim, preparador físico da equipe, diz que o atacante está correspondendo muito bem a carga de treinamentos que, segundo ele, são mais intensas devido à idade.


xPelo Grêmio Osasco, Viola disputará a Série A2 do Campeonato Paulista Chevrolet - Luis Pires/Site oficial do Grêmio Osasco


“Treinar um jogador com menos tempo e mais intensidade, aumenta sua longevidade. O Viola está se adaptando muito bem, priorizando o equilíbrio muscular e o controle motor, para ir a campo treinar com leveza”, afirma Sargentim. De acordo com o preparador do Osasco, atletas de linha têm menos chances de seguir jogando em alto nível em idades avançadas.

“Depende muito da posição. É muito mais fácil para um goleiro chegar a essa idade. Mas quando o jogador têm um biótipo favorável e boa alimentação, aliadas a um treinamento intensivo, as chances aumentam”, aposta.fonte:bandesporte/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: