Powered By Blogger

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MORADOR FLAGRA 'NUVEM FUNIL' NO CÉU DE CIDADE EM MATO GROSSO.



Fenômeno meteorológico foi visto no céu de Sinop, no norte do estado.
Nuvem funil não chegou a tocar o chão e é classificada como fenômeno raro.

Um publicitário do município de Sinop, cidadelocalizada a 503 quilômetros de Cuiabá, flagrou um fenômeno meteorológico que assustou os moradores da cidade na tarde do último domingo (30). Segundo Cleyton Laurindo, o céu naquele dia estava com nuvens carregadas, mas não chovia. Em meio às nuvens foi possível visualizar um funil que vai aumentando, mas que não se aproxima do chão.

“Eu estava olhando para a nuvem de chuva quando começou a formar um pequeno funil. Achei estranho e peguei a câmera. Foi incrível e assustador’’, explicou o publicitário Cleyton Laurindo, autor da imagem.
'Nuvem funil'No entanto, o publicitário afirmou que não foi registrada nenhuma ventania no momento, apenas a ameaça de formação do tornado a muitos metros de altura do chão. Segundo ele, o fenômeno durou cerca de dois minutos.
De acordo com a meteorologista Caroline Vidal, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este tipo de fenômeno é chamado de “nuvem funil” e se não chegou a tocar o chão, não se classifica como tornado.
  •  
Princípio de tornado em Sinop (Foto: Cleyton Laurindo/Arquivo pessoal)Nuvem funil foi flagrada no céu de Sinop, no norte de MT
(Foto: Cleyton Laurindo/Arquivo pessoal)
Ela afirmou que este tipo de nuvem é formada por um processo físico de acúmulo de umidade e que, devido à falta de precipitação, pode levar à formação de raios e princípios de tornado. No entanto, ela diz que esse tipo de formação meteorológica é rara e necessita de um especialista para classificá-la.
De acordo com a previsão do tempo do Inpe, o primeiro dia de 2013 deve ser de tempo nublado com pancadas de chuva de curta duração em pontos isolados de Sinop. Segundo o Inpe, a possibilidade de chuva é de 80% nesta terça-feira (1º).fonte:g1 mt/camocim belo mar blog
.

Nenhum comentário: