Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PRE E SAMU VÃO ATUAR EM PARCERIA.


imagens cedidas pelo google
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará 192) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) anunciaram, ontem, como vão funcionar as operações de assistência médica e segurança nos municípios cearenses no Carnaval. Durante os cinco dias de festa, os dois órgãos atuarão em parceria para garantir maior rapidez ao atendimento no Interior do Estado e nas estradas, por onde cerca de 120 mil veículos devem passar, de acordo com a PRE.

Segundo Alci Pinheiro, diretor do Samu Ceará, a frota de ambulâncias do Polo I do serviço ficará distribuída em pontos estratégicos, principalmente nas regiões dos litorais leste e oeste do Estado e nos anéis viários localizados nas saídas da Capital.

As 34 unidades de atendimento básico do órgão serão locadas em municípios como Aquiraz, Beberibe, Paracuru, Cascavel, Horizonte, Itapipoca, Redenção e outros. Já as oito UTIs móveis ficarão posicionadas nas cidades de Eusébio, Aracati, Maracanaú, Maranguape, Caucaia, Aracoiaba e Croatá e na BR-116.

Conforme Pinheiro, nos feriados de Carnaval, há um aumento de 60% do número de atendimentos em relação à demanda diária do Samu. No restante do ano, são realizados cerca de 100 atendimentos por dia na área de cobertura do Polo I, que engloba 47 municípios, com exceção de Fortaleza.

O diretor do Samu Ceará explica, ainda, que a maior preocupação das equipes será diminuir o tempo de espera entre o acionamento da ambulância, o atendimento e a condução ao hospital.

Para facilitar a assistência médica dentro dos municípios no feriado, o coordenador da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Ceará, Alexandre Mont´Alverne, afirmou que a Secretaria da Saúde do Estado também pretende montar pontos fixos de atendimento nas cidades onde haverá eventos pela noite. Segundo ele, os postos ficarão próximos à concentração do público e deverão ser preparados para realizar consulta, observação e hidratação dos foliões.

Estradas
De acordo com o comandante da PRE, coronel Túlio Studart, serão 450 policiais atuando durante o feriado e 140 pontos de fiscalização, fixos e itinerantes, distribuídos pelas CEs. "O nosso grande foco é o combate à embriaguez no volante e a intensidade da vigilância de motocicletas, uma vez que, no último feriado, tivemos oito mortos, seis envolvendo motos", ressalta.

Em parceria com o Samu, a PRE promoverá, ainda, a integração dos ramais de assistência dos dois órgãos. Conforme Studart, no feriado, o número 190 poderá ser utilizado para acionar tanto o serviço de atendimento médico quanto a Polícia Militar. A medida, segundo ele, deve facilitar a comunicação entre as equipes e, dessa forma, agilizar os procedimentos.fonte:DN/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: