Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A SANTA MISSA DE CORPOS DE CRISTOS DIA 30/05/2013.

— São Fernando
Nasceu na Espanha, no ano de 1198, na família real. Fugiu daquilo que poderia perverter sua vida moral e tinha grande amor a Virgem Santíssima, pelo fato de ter ficado muito enfermo quando criança, e, através da intercessão de Nossa Senhora ele recuperou a saúde. Foi um jovem mariano e eucarístico.
Fernando descobriu sua vocação ao matrimônio e casou-se com Beatriz. Teve 13 filhos. Assumiu o reinado e não descuidou de seu povo, tratando-os como filhos, em especial os pobres. Viveu um reinado justo marcado pela fé, caridade e esperança.
Com a saúde fragilizada aos 54 anos, pegou uma grave enfermidade, recebeu os Sacramentos e quis comungar Jesus Eucarístico de joelhos, num ato de adoração. Abraçou a cruz, aconselhou os filhos e partiu para a Glória.
São Fernando, rogai por nós!

30.05.2013
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
(BRANCO, GLÓRIA, SEQÜÊNCIA FACULTATIVA, CREIO,
PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE
)
__ "Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste
cálice, estareis proclamando a morte do Senhor." __
EVANGELHO DOMINICAL EM DESTAQUE
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA LITURGIA DESTE DOMINGO
FEITA PELA NOSSA IRMÃ MARINEVES JESUS DE LIMA
VÍDEO NO YOUTUBE
APRESENTAÇÃO POWERPOINT

NOTA ESPECIAL: VEJA NO FINAL DA LITURGIA OS COMENTÁRIOS DO EVANGLEHO COM SUGESTÕES PARA A HOMILIA DESTE DOMINGO. VEJA TAMBÉM NAS PÁGINAS "HOMILIAS E SERMÕES" E "ROTEIRO HOMILÉTICO" OUTRAS SUGESTÕES DE HOMILIAS E COMENTÁRIO EXEGÉTICO COM ESTUDOS COMPLETOS DA LITURGIA DESTE DOMINGO.
Ambientação:
Sejam bem-vindos amados irmãos e irmãs!
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Celebrando hoje, pelas ruas de nossas cidades, a Festa do Corpo de Deus, queremos demonstrar nossa fé na presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados. A Eucaristia chama a atenção para a partilha que deve acontecer no dia a dia do cristão. O pão-Jesus, recebido sacramentalmente, alimenta o discípulo do Reino para estar disposto a partilhar. Receber Jesus eucarístico e permanecer fechado no próprio egoísmo, insensível às necessidades do próximo, é contraditório. O reconhecimento de Jesus na Eucaristia deve se desdobrar no reconhecimento dele no rosto dos sofredores e marginalizados. Por conseguinte, a acolhida de Jesus e a acolhida dos irmãos necessitados são duas faces da mesma moeda. Portanto, celebrar a Eucaristia é colocar-se na escola do Mestre Jesus, para quem a partilha é uma exigência irrenunciável dos discípulos. Participemos deste grande mistério oferecendo nossas vidas em agradecimento pelo dom da vida divina em nós.
INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Celebramos hoje a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Juntamente com toda a Igreja, busquemos no Mistério da Eucaristia o alimento para nossa páscoa neste mundo. Rezemos também pelos jovens que se mobilizam para a Jornada Mundial da Juventude. Que a celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor alimente a comunhão missionária de tantos jovens que aceitam o desafio de Cristo: IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES (Mt 28,19).
Sintamos em nossos corações a alegria da Ressurreição e entoemos alegres cânticos ao Senhor!


CORPO E SANGUE DE CRISTO
(BRANCO, GLÓRIA, SEQÜÊNCIA FACULTATIVA, CREIO,
PREFÁCIO PRÓPRIO – OFÍCIO DA SOLENIDADE
)

Antífona da entrada: O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (S 80,17).
Oração do diaSenhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Primeira Leitura (Gênesis 14,19-20)
Leitura do livro do Gênesis. 
14 18 Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho,
19 e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra!
20 Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo responsorial 109/110
Tu és sacerdote eternamente,
segundo a ordem do rei Melquisedeque!

Palavra do Senhor ao meu Senhor:
“Assenta-te ao lado meu direito
até que eu ponha os inimigos teus
como escabelo por debaixo de teus pés!”

O Senhor estenderá desde Sião
vosso cetro de poder, pois ele diz:
“Domina com vigor teus inimigos”.

“Tu és príncipe desde o dia em que nasceste;
na glória e esplendor da santidade,
como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”

Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
“Tu és sacerdote eternamente,
segundo a ordem do rei Melquisedeque!”
Segunda Leitura (1 Coríntios 11,23-26)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios. 
23 Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
24 e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.
26 Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Aclamação do EvangelhoAleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! (Jo 6,51) 

EVANGELHO (Lucas 9,11-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
9 11 Logo que a multidão o soube, o foi seguindo; Jesus recebeu-os e falava-lhes do Reino de Deus. Restabelecia também a saúde dos doentes.
12 Ora, o dia começava a declinar e os Doze foram dizer-lhe: “Despede as turbas, para que vão pelas aldeias e sítios da vizinhança e procurem alimento e hospedagem”, porque aqui estamos num lugar deserto.
13 Jesus replicou-lhes: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Retrucaram eles: “Não temos mais do que cinco pães e dois peixes, a menos que nós mesmos vamos e compremos mantimentos para todo este povo”.
14 (Pois eram quase cinco mil homens.) Jesus disse aos discípulos: Mandai-os sentar, divididos em grupos de cinqüenta.
15 Assim o fizeram e todos se assentaram.
16 Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os a seus discípulos, para que os servissem ao povo.
17 E todos comeram e ficaram fartos. Do que sobrou recolheram ainda doze cestos de pedaços.
– Palavra da Salvação!
– Glória a Vós, Senhor!
Sobre as oferendasConcedei, ó deus, à vossa Igreja os dons da unidade e da paz, simbolizados pelo pão e vinho que oferecemos na sagrada eucaristia. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio próprio: Os Frutos da EucaristiaNa verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Reunido com os apóstolos na última ceia, para que a memória da cruz salvadora permanecesse para sempre, ele se ofereceu a vós como cordeiro sem mancha e foi aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão neste sublime sacramento, a todo nutris e santificais. Fazeis de todos um só coração, iluminais os povos com a luz da mesma fé e congregais os cristãos na mesma caridade. Aproximamo-nos da mesa de tão grande mistério para encontrar, por vossa graça, a garantia da vida eterna. Por essa razão, com os anjos e todos os santos, entoamos um cântico novo para proclamar a vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz...
Antífona da comunhão: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele, diz o Senhor (Jo 6,57).
Depois da comunhãoDai-nos, Senhor Jesus, possuir o gozo eterno da vossa divindade, que já começamos a saborear na terra, pela comunhão do vosso Corpo e do vosso Sangue. Por Cristo, nosso Senhor.
Mensagem do Cardeal: Eis o Mistério da Fé!
Celebramos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo no Ano da Fé. E isso nos leva a refletir sobre os aspectos centrais de nossa fé no "Augusto Mistério" da Eucaristia e a renovar nossa fé nesse dom precioso deixado por Jesus à sua Igreja.
A Eucaristia é o Sacramento do sacrifício de Jesus Cristo, que se entregou à morte de cruz, como "preço pelo nosso pecado". Ele é o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Toda vez que oferecemos a Deus o Sacrifício Missa, fazermos isso "em memória" de Jesus Cristo, daquela única e suprema doação de sua vida a Deus em favor de toda a humanidade. Nossa participação, com fé, na celebração da Eucaristia, nos dá também os frutos do perdão e da reconciliação com Deus e da vida em Cristo.
É o Sacramento da comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo. Por isso, quando participamos da Eucaristia e recebemos a comunhão, Jesus Cristo nos une mais a si e a Deus Pai e nos concede o dom de sua vida e de sua amizade. Ao mesmo tempo, a Eucaristia nos une como irmãos e estreita os laços vivitais entre todos os que recebem esse mesmo sacramento.
É o "pão da vida", Sacramento do alimento, que nos alimenta desde agora para a vida eterna, que é o próprio Jesus: "quem comer deste pão, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia".
A Eucaristia é, por excelência, o Sacramento de Jesus Cristo, que continua presente com Igreja e a humanidade "até os fins dos tempos". Por isso, sua presença e o significado salvador dessa presença junto a nós é realizado de modo sacramental na Eucaristia.
A Eucaristia é também o Sacramento da Igreja, entendida como a união dos discípulos com Jesus, que está com eles e à frente deles como Mestre, Pastor e Sacerdote. A celebração da Eucaristia torna "visível" o mistério a Igreja e de sua missão no mundo.
Eis, o "mistério da fé"! Nele e por ele anunciamos a paixão e morte de Jesus, proclamamos sua gloriosa ressurreição e nutrimos nossa esperança de participar na vida eterna, na plenitude da salvação, enquanto esperamos com amor a sua vida!
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. CORPUS CHRISTI - O ALIMENTO NOVO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Há certas comidas especiais, que não se tem todo dia, que só em falar nos dá água na boca, Jesus é um Alimento Celestial, que só em ouvir falar dele, o coração já fica saciado. Com essa comparação fica mais fácil compreender a ordem de Jesus dada aos discípulos nesse Evangelho “Dai-lhes vós mesmos de comer”. É missão da nossa Mãe Igreja alimentar a tantos famintos de Deus!
O problema é que a nossa lógica é igual a dos discípulos de Jesus “O que temos é pouco...”. Constatamos a necessidades das pessoas, mas não queremos nos comprometer com elas, achamos sempre melhor dispensá-las, para que comprem o alimento em outros lugares. Não nos damos conta de que nós temos, em quantidade e qualidade suficiente, e o melhor da história, é de graça e não comprado.
Em muitas ocasiões achamos que a nossa comunidade é um deserto e que não temos nada a oferecer. Deserto de amor, de esperança e de Fé. Não confiamos no próprio taco. E achamos que temos pouco, porque seguimos a ideologia do consumismo onde só é feliz quem tem muito. “Eu tenho pouco a dar e na comunidade muito pouco posso fazer... Há pessoas na comunidade que têm muito, sabem muito e podem dar muito mais”. São as velhas desculpas que justificam tantas omissões diante de tantas necessidades. Parece que a missão de alimentar os irmãos e irmãs é só dos Ungidos e escolhidos por Deus.
Jesus desmonta essa mentalidade, de que na comunidade a capacidade e a missão de alimentar, é monopólio de alguns “Figurões”, astros e estrelas. Todos tem algo a dar, por isso a frase provocante “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Na verdade Jesus apenas pediu uma ajuda aos discípulos, era como se ele lhes dissesse “Olha, vou fazer um ótimo milagre, mas preciso da ajuda de vocês todos”.
Os discípulos tornam-se assim os organizadores das comunidades “Mandai-os sentar divididos em grupos de cinquenta”. Então Jesus tomou  os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos ao céu, abençoo-os, partiu e deu-os a seus discípulos para que servissem ao povo. Jesus prepara o alimento de melhor qualidade, na quantia suficiente para saciar a fome da multidão. Nós apenas servimos... Estamos a serviço... Somos os Garçons e não o Dono do Buffet. Não fazemos nenhum milagre, só ajudamos na distribuição. O alimento é Ele próprio. É saboroso e delicioso, enche-nos o coração só em falar dele.
Corpus Christi ostenta na Vitrine luxuosa e bela do Ostensório, esse Alimento salutar, celestial, que os homens todos precisam, é um alimento essencial para quem está com fome de Amor, Esperança e Fé. Nós cristãos, cheios de alegria e orgulho o apresentamos ao mundo nessa Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor. Mas é bom lembrar que estamos atrás do balcão e com o nosso testemunho e anúncio da Palavra, podemos e devemos servir Jesus a todos esses famintos de Vida, Justiça e Igualdade.
As Vitrines ilusórias e enganadoras  da Pós Modernidade, ostentam alimentos deteriorados, que nos levam á morte e a ruína total. O Pão que é Cristo, e de quem nós somos servidores, alimenta de verdade e dá a Vida Eterna mediante a Fé. Quanto a qualidade e a origem  desse alimento, a entoação do Sacerdote durante a solene Bênção do Santíssimo não  deixa a menor dúvida “EIS O PÃO DESCIDO DO CÉU! QUE CONTÉM TODO SABOR !”.
2. Festa do Corpo e Sangue de Cristo
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
A festa de “Corpus Christi” é festa de ação de graças, pois a vida entregue do Senhor, seu corpo e sangue, é nosso verdadeiro alimento e sustento. É, igualmente, festa da unidade da Igreja, corpo de Cristo (1Cor 12,12-31), sacramento do Senhor, neste mundo.
O relato da multiplicação dos pães é precedido da acolhida da multidão por Jesus, seu ensinamento sobre o Reino de Deus e gestos que acompanham e autenticam sua palavra.
O diálogo dos discípulos com Jesus, que querem despedir a multidão, possibilita compreender qual é o verdadeiro alimento do povo de Deus, qual o verdadeiro sustento do povo que o Senhor reúne. É preciso uma mudança profunda de mentalidade, pois este alimento não se compra. O verdadeiro alimento do povo que o Cristo reúne é espiritual, “o pão descido do céu” (Jo 6,33), “o pão da vida” (Jo 6,34), a carne, a vida de Jesus entregue para a vida do mundo (Jo 6,51). É um alimento abundante e que sacia plenamente: “Todos comeram e se saciaram” (Lc 9,17).
“A Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia.”
ORAÇÃO
Espírito de solidariedade e partilha, faze-me sensível à lição eucarística da partilha, movendo-me a manifestar minha solidariedade efetiva com os pobres deste mundo.
3. ESTE É O MEU CORPO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
A Eucaristia, instituída por Jesus durante a celebração da Páscoa com seus discípulos, foi colocada como um marco na vida da comunidade, de forma a não deixar cair no esquecimento os eventos de sua vida, morte e ressurreição. O Páscoa cristã, mediante a Eucaristia, seria perenizada na contínua memória da vida de Jesus. Esta memória iria convocar os discípulos para a imitação do Mestre, visando conformar a vida atual da comunidade cristã com a vida de Jesus.
O contexto pascal da ceia revestiu de simbolismo pascal os elementos da Eucaristia. O pão transformado em corpo de Cristo estaria, doravante, destinado a ser alimento da caminhada do novo povo de Deus, na sua longa marcha pelos desertos do mundo. O vinho transformado em sangue de Cristo sacramentalizaria a predileção e a proteção divinas de que era objeto a comunidade cristã, como acontecera com o antigo Israel. Os discípulos, reunidos em torno de Jesus, seriam a semente da humanidade nova, redimida pelo sangue do novo cordeiro.
Eles estavam sendo convocados a ser, na história, um sinal de que Deus ama a humanidade e não cessa de manifestar, com gestos, este seu amor. O antigo líder, Moisés, estava sendo definitivamente substituído pelo Filho Jesus, na condução do verdadeiro Israel. A Eucaristia torna, pois, a vida da comunidade cristã um êxodo contínuo rumo à casa do Pai.
Oração
Senhor Jesus, possa a Eucaristia recordar-me sempre que pertenço ao povo redimido por ti e a caminho da casa do Pai.fonte:NPD Brasil/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: