Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SUSPEITO DE DEPREDAR PREFEITURA DE SP É PRESO,DIZ A POLÍCIA.


Segundo a polícia, Pierre Ramon aparece em gravações de camisa branca.
Polícia tenta identificar outros vândalos que participaram de saques.

Do G1 São Paulo

Quase 30 lojas e bancos das Ruas Direita, São Bento e XV de Novembro foram saqueadas por um pequeno grupo que participou das manifestações de terça-feira (19). Esse foi o balanço parcial da destruição que começou no Viaduto do Chá, no Centro de São Paulo, com a tentativa de invasão da Prefeitura.
Um dos responsáveis pelo vandalismo no prédio histórico foi detido na tarde desta quarta-feira (20). Pierre Ramon tem 20 anos e é estudante de arquitetura. Ele está preso no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) suspeito de ser um dos vândalos que comandaram as depredações à Prefeitura.
Segundo a polícia, Pierre é o rapaz de camisa branca que aparece nas imagens feitas pelas tevês usando máscara para esconder o rosto. As cercas de ferro e cinzeiros viraram arma nas mãos dele e de outros comparsas. Os vidros das portas foram quebrados.
Poucos antes das 19h de terça-feira, os manifestantes se concentraram em frente à Prefeitura. A única barreira entre eles e o prédio eram cercas de ferro, que foram tombadas. Sem barreiras, os guardas municipais tentaram evitar a invasão da Prefeitura.
Os GCMs entraram e um grupo de vândalos começou a depredar o prédio. O grupo foi para a lateral do prédio e tentou arrombar a porta com um poste de ferro. Pedras quebraram os vidros das janelas. Nas imagens gravadas, é possível ver claramente o rosto de um rapaz de camisa azul. Enquanto isso, outros baderneiros pichavam o prédio. Depois, os vândalos atearam fogo em um carro de reportagem de uma emissora de televisão.

O grupo violento deixou a Prefeitura e passou a atacar o comércio da região central.  Vinte e nove pontos comerciais entre lojas e bancos foram danificados no centro histórico. As imagens da violência foram gravadas.
De repente, os vidros foram quebrados e dezenas de vândalos invadiram um banco, na Praça do Patriarca. Em minutos, a agência foi destruída, equipamentos foram quebrados e levados embora.
O Theatro Municipal, tombado pelo Patrimônio Histórico, foi pichado. Uma concessionária de veículos, na Rua Augusta, também não escapou. Ao ver o prejuízo, um comerciante dono de uma relojoaria ficou desolado.
“Vontade de chorar, viu? A gente batalha para ter alguma coisa aí e vem esses vândalos, aí. Não tem nem como comentar. Difícil, difícil”, disse o comerciante Yoshio Tamai.
Na Avenida Paulista, a equipe de reportagem do SPTV flagrou vários jovens saqueando uma banca de revistas. A polícia passou em frente à banca arrombada, mas não fez nada. Nesta quarta-feira, seu Nessim Safra calculou o prejuízo em R$ 5 mil. "Eu não acreditava, eu sou a favor do movimento. Isso aconteceu eram 2h da madrugada. Já tinha acabado a manifestação e não tinha policiamento", disse.
Durante as depredações 69 pessoas foram detidas, oito são menores de idade. Os maiores foram autuados em flagrante por danos ao patrimônio publico e privado, furto e formação de quadrilha.
A policia disse que tenta identificar outros manifestantes que agiram com violência. Um grupo andava tranquilamente com aparelhos de tevês furtadas. Outros suspeitos foram presos com nove tevês e brinquedos.
Uma loja de eletrodomésticos, na Rua Direita, foi toda saqueada. Além dos aparelhos, vândalos tiraram de lá uma moto, queimada em seguida perto da Prefeitura.
Na tarde desta quarta-feira, funcionários da loja foram com um caminhão à delegacia para pegar de volta uma tevê, um micro-ondas e um fogão roubados da loja, recuperados durante a manifestação.
Nos calçadões do Centro, não foi dia de vender nesta quarta. Foi dia de arrumar as portas e de lamentar os prejuízos.fonte:G1 SP/camocim belo mar blog
.

Nenhum comentário: